Gente me ajuda por favor preciso disso agora
Soluções para a tarefa
Resposta:
Carimbó
O carimbó é uma dança da região norte, típica do Pará, de origem africana e com influência das culturas indígena e portuguesa. Os traços dessas três culturas se fazem presentes nas movimentações coreográficas, respectivamente, por meio de passos miúdos e arrastados (marcando o ritmo), inclinação de tronco para a frente (no caso dos homens) e giros.
A dança de carimbó é caracterizada também por requebros, trejeitos e movimentações de saia. Ela se tornou uma tradição pelo costume de agricultores e pescadores de comemorarem o fim de seus trabalhos diários. Quanto a seu nome, decorre do “Curimbó”, um tambor que compõe os instrumentos utilizados.
Catira
Considera-se que a catira é uma dança originada de momentos de lazer de tropeiros durante o transporte de gados, embora alguns historiadores atentem para uma precedência indígena. No entanto, a despeito de sua origem, a catira, também chamada de Cateretê, possui traços indígenas, europeus e africanos na composição de seus passos.
O ritmo musical da catira é ditado pela viola, sendo comum nessa manifestação a presença de dois violeiros. A catira compõe a cultura sertaneja, sendo dançada pelos catireiros em duas fileiras, frente a frente, com batidas de mãos e pés alternadas e combinadas. Também são realizadas trocas, pulos e figuras coreográficas simples.
São Gonçalo
Como surgiu a Dança de São Gonçalo?
Essa dança tem origem portuguesa, mas é dançada tradicionalmente em diferentes estados do Brasil, havendo diferenças de região para região. Antigamente, a Dança de São Gonçalo acontecia no interior das igrejas, sempre em 10 janeiro, data da morte do santo homenageado, que faleceu no ano de 1259. A tradição veio para o Brasil no início do século XVIII e foi trazida pelos fiéis de Santo Amarante. No começo, a celebração envolvia não só a dança, mas festas e romaria para São Gonçalo, conhecido pelos devotos como santo milagreiro, casamenteiro, remédio contra enchentes e protetor dos violeiros. Por falar nisso, na imagem popular de São Gonçalo, ele carrega uma viola.
xaxado
Dança típica do Nordeste brasileiro, o xaxado surgiu das regiões rurais do Pajeú e Moxotó, no Sertão Pernambucano. Há várias teorias sobre a inspiração da dança: uns dizem que na cultura indígena; outros, portuguesa. O estilo teria sido criado pelos cangaceiros do bando de Virgolino Ferreira da Silva, conhecido como Lampião.
Chimarrita
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
A “Chimarrita”, é uma dança típica do folclore gaúcho. Teve origem no Arquipélago dos Açores e na Ilha da Madeira, e foi trazida de Portugal por colonos açorianos, na segunda metade do séc. XVIII. Desde a sua chegada ao Rio Grande do Sul, a "chamarrita" (forma original de como era designada) foi evoluindo ao longo de gerações e, no início do séc. XX, passou a ser adotada a forma de dança de pares enlaçados.
A corruptela "Chimarrita” foi a denominação mais usual dessa dança, entre os campeiros.
Do Rio Grande do Sul (e de Santa Catarina), a dança passou para o Paraná, e para o Estado de São Paulo, bem como às províncias argentinas de Correntes e Entre Rios, onde ainda hoje são populares as variantes "Chamarrita".
Também se encontra a “chimarrita” no Uruguai, onde é considerada um dos ritmos de raiz mais populares.[1]
A “chimarrita” tem como características o bater de pés e o bater de mãos.
Coreografia
o "Rufado" - simples dança, sem batidas dos pés no chão e das mãos;
o "Valsada" - sem batidas dos pés e das mãos;
o "Rufando" - onde os passos são valsados às batidas ritmadas das palmas e do sapateado.
Os figurantes dispõem-se em filas e depois seguem assim, até formarem uma roda, um atrás do outro. O passo é lento e atraente. É um baile cantado, onde há solo e coro. A “chimarrita” é uma espécie de antiga polca, ou rancheira moderna.
Explicação: