História, perguntado por claraalge, 9 meses atrás

GENTE ME AJUDA PELO AMOR DE DEUS PRECISO MUITO DE AJUDA
síntese sobre a sociedade medieval. Procure, em sua síntese, explicar o processo de formação dessa sociedade, identificar os grupos sociais que a formavam, assim como as suas características e funções, assim como citar e explicar as principais características dessa sociedade. DOU 55 PONTOS


claraalge: A situação alterou-se drasticamente no fim do século IV, quando um povo nômade da Ásia Central, os hunos, começou a se expandir para territórios onde os povos germânicos viviam. Pressionados pelos hunos e percebendo a vulnerabilidade romana, vários povos germânicos
dudinhacosta2010: olha, infelizmente nao vou conseguir responder :(
claraalge: adentraram o território do Império Romano em diferentes pontos. [...]. No ano de 476 [...] ocuparam a península Itálica e depuseram o último imperador romano.
[...] Após a queda do império romano formou-se a sociedade medieval [...]. Como a divisão de terras e de obrigações era feita entre os nobres, a mobilidade social no período medieval era rara. A possibilidade de ter terras [...] era estabelecida hereditariamente [...].
claraalge: Essas divisões rígidas e predeterminadas são chamadas de estamentos (ou ordens) [...]. Além de ser estamental, a sociedade feudal organizava-se em uma pirâmide. Em seu topo, um grupo reduzido [...], eram os membros do clero e da nobreza. A base era composta pela maioria da população, os trabalhadores [...].
[...] Com o esvaziamento das cidades e a formação dos feudos, o comércio e as atividades econômicas urbanas na Europa perderam parte de sua importância.
claraalge: A maioria das pessoas dedicava-se às atividades rurais no interior do feudo [...].
Fonte 2: São Jerônimo, Cartas, LX do ano de 396

Não descreverei catástrofes pessoais de alguns infelizes, mas a destruição de toda a humanidade, pois é com horror que meu espírito segue o quadro das ruínas da nossa época. [...] A Cintia, Trácia, Macedônia, Tessália, Dardânia, Dácia, Épiro, Dalmácia,
claraalge: Panônia são devastadas pelos godos, sármatas, quedos, alanos, hunos, vândalos, marcomanos; deportam e pilham a tudo. Os bispos são capturados, os padres assassinados, todo tipo de religioso perseguido; as igrejas são demolidas, os cavalos pastam junto aos antigos altares de Cristo. [...] O mundo romano cai; contudo nossa cabeça teima em permanecer erguida.
claraalge: Fonte 3: A sociedade medieval, Aldabarón de Laón, séc. XI
A sociedade dos fiéis forma um corpo só, mas o Estado compreende três. Porque a outra lei, a lei humana, distingue duas outras classes: com efeito, nobres e servos não são regidos pelo mesmo estatuto. (...) A casa de Deus, que acreditam uma, está, pois, dividida em três: uns oram, outros combatem, outros, enfim, trabalham. Estas três
claraalge: partes coexistem não suportam ser separadas; os serviços prestados por uma são a condição das obras das outras duas; cada um por sua vez encarrega-se de aliviar o conjunto. Por conseguinte, este triplo conjunto não deixa de ser um; e é assim que a lei pode triunfar, e o mundo gozar de paz.”
claraalge: por favor meajuda
bielsgt: copia essa parte q eu mandei pra mim poder mandar o resto

Soluções para a tarefa

Respondido por bielsgt
0

Resposta:

Características da Idade Média

Como a Idade Média é um período extenso da história geral, convencionou-se dividi-la em dois momentos:

Alta Idade Média (séc. V ao século X)

Baixa Idade Média (séc. X ao século XV)

É importante ressaltar que esses momentos não estão separados, mas um complementa o outro.

Alta Idade Média

O período da Alta Idade Média corresponde à formação da Europa medieval até o seu apogeu, no século X. O Império Romano do Ocidente acabou no século IV, e o imenso território conquistado pelos romanos pertencia então aos povos bárbaros. O termo “bárbaro” era como os romanos chamavam os povos que não faziam parte do seu império, que estavam fora dos limites romanos, ou seja, eram aqueles que não compartilhavam do mesmo costume romano, que não tinham a cidadania romana.

A Alta Idade Média constituiu-se pela junção da herança romana com os costumes dos povos bárbaros. A invasão bárbara alcançou a cidade de Roma, que foi saqueada diversas vezes. O temor dessas invasões fez com que os habitantes das cidades buscassem refúgio e trabalho no campo. Ocorreu o que chamamos de ruralização da Europa.

Os reinos germânicos adaptaram seus costumes aos os dos romanos. A Igreja Católica  aliou-se aos reis e tornou-se a grande ponte entre o mundo germânico e o mundo romano. Os povos bárbaros abandonaram suas antigas práticas religiosas e aderiram ao cristianismo. A fé cristã  expandiu-se pela Europa ocidental, reforçando o poder do papa. Foi no Império Carolíngio, no século VII, que a Igreja conseguiu consolidar o seu domínio.

O imperador Carlos Magno conquistou uma grande quantidade de terras e doou algumas delas à Igreja. Começava a formação dos Estados pontifícios, grandes quantidades de terra que estavam sob o domínio do papa. Carlos Magno promoveu a distribuição de terras aos senhores feudais exigindo em troca a sua fidelidade e seu auxílio em caso de guerra. Logo após a sua morte, seus filhos não conseguiram manter a unidade do império, que acabou dissolvendo-se. O poder foi descentralizado entre os senhores feudais.

A sociedade medieval era estamental, ou seja, não possibilitava a ascensão social. No topo da pirâmide estava o clero, logo abaixo vinha a nobreza, e na base estavam os servos, os únicos que trabalhavam e sustentavam as classes de cima. A agricultura tornou-se a principal atividade econômica. Os servos trabalhavam na terra para o seu próprio sustento, de sua família e do seu senhor.

Havia uma dinâmica ao lidar-se com a terra aproveitando-a ao máximo sem desgastá-la. Enquanto uma parte da terra era utilizada para o cultivo, uma outra porção dela ficava em repouso. Logo após a colheita, a terra trabalhada ficava em repouso e a outra era utilizada. Esse era o sistema de rotação, que evitava o desgaste do solo.

A cultura da Alta Idade Média estava concentrada nos mosteiros. A produção da Antiguidade Clássica foi guardada, e os monges copistas tinham a missão de copiar os textos antigos para que não se perdessem com o tempo. O acesso às bibliotecas dos mosteiros era restrito e o trabalho era manual. Para saber mais sobre esse primeiro período medieval.


claraalge: obg mas a atividade já passou,mas eu acabei de fazer uma pergunta que ia me ajudar muito e estou dando 80 pontos
Perguntas interessantes