Gente me ajuda com uma introdução
Tumor odontogenico adenomatoide e fibroma ameloblastico.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O melanoma cutâneo é um tipo de câncer de pele que tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e tem predominância em adultos brancos. Embora o câncer de pele seja o mais frequente no Brasil e corresponda a 30% de todos os tumores malignos registrados no País, o melanoma representa apenas 3% das neoplasias malignas do órgão, apesar de ser o mais grave devido à sua alta possibilidade de metástase.
O prognóstico desse tipo de câncer pode ser considerado bom, se detectado nos estádios iniciais. Nos últimos anos, houve uma grande melhora na sobrevida dos pacientes com melanoma, principalmente devido à detecção precoce do tumor.
Sinais do melanoma
Podem ser sinais clínicos de melanoma pintas ou lesões de pele que apresentam as características “ABCD”: assimétricas; bordas irregulares; cor de diferentes tons; diâmetro maior que 0,5 cm.
Diagnóstico do melanoma
Para fazer o diagnóstico, geralmente é realizada uma biópsia excisional, em que todo o tumor é removido. A avaliação do comportamento histopatológico do melanoma deve levar em conta o índice de breslow e o nível de clark, que indicam, respectivamente, a espessura e a profundidade do melanoma.