Português, perguntado por GihFer, 1 ano atrás

Gente,estou aprendendo sobre superlativo e comparativo qual é a diferença???​

Soluções para a tarefa

Respondido por werble7
2

Superlativo é sobre o mais alguma coisa, não importa contra o que ele é mostrado ele sempre é o mais tal coisa, exemplo:

João é o mais alto da turma

Fabiana é a melhor jogadora da liga

Rogério é o mais forte do mundo

Enquanto o comparativo, compara dois substantivos entre si, duas pessoas ou objetos, igualando ou elevando um dos dois, exemplo:

Ronaldo é maior que Cláudio

Gustavo é mais forte que Roberto

A mochila da Letícia é mais bonita que a sua

Respondido por renazevedo1
2

Olá,

no grau comparativo, como o próprio nome já diz, há elementos a serem comparados. Esse grau pode ser de superioridade (quando você diz que algo é melhor que outra coisa), inferioridade (quando se diz que algo é pior que outra coisa), ou igualdade (quando se diz que algo é no mesmo nível que outra coisa). Veja alguns exemplos:

- O Brasil é maior que a Argentina.

Perceba que na oração há 2 elementos sendo comparados (Brasil e Argentina) e há um grau comparativo de superioridade, pois digo que o Brasil é mais alguma coisa que a Argentina, no caso é um país maior.

- O Brasil é menor que a Rússia.

Ainda 2 elementos sendo comparados, e nesse caso há um grau comparativo de inferioridade, pois estou dizendo agora que o Brasil é menos alguma coisa que a Rússia, ou seja, é menor.

- O lápis é tão bom quanto a grafite.

Nesse caso, temos 2 elementos sendo comparados, e, dessa vez, em um grau de igualdade, já que estou dizendo que o lápis está no mesmo nível da grafite, ou seja, os dois são bons na mesma maneira.

Já no grau superlativo, você só diz que algo é melhor ou pior em um grau elevado, sem relacioná-lo com alguma outra coisa (e mesmo relacionando, está em um nível totalmente oposto, distante). O grau superlativo pode ser de superioridade ou inferioridade. Confira:

- O Brasil é o país mais rico do mundo.

Nesse caso há um exemplo de grau superlativo de superioridade, pois foi dito que o Brasil é o país mais rico do mundo, sem relacioná-lo com outro elemento no mesmo nível. Ele é simplesmente o mais rico, em um grau muito elevado, com excelência.

- O Brasil é o país menos rico do mundo.

Aqui, ocorre um exemplo de grau superlativo de inferioridade, pois é dito que o Brasil é o menos rico - de uma forma decrescente - em relação a um conjunto geral (os outros países do mundo), e é claro, de forma exacerbada, elevada.

Perguntas interessantes