História, perguntado por lara9635, 1 ano atrás

*Gente alguém pode me falar um pouco sobre a economia de araucanos por favor*​

Soluções para a tarefa

Respondido por Jainesilva8775
2

Explicação:

Os araucanos são um povo da América Latinaque recebeu esse nome dos espanhóis porque viviam no vale de Arauco, no Chile, e também são conhecidos como mapuches (na língua araucana) e aucas (no idioma quíchua).

No século XVI, os europeus, que começavam a ocupar a América, encontraram grande resistência nos araucanos da parte central do Chile. Foi nesse momento que vários grupos cruzaram a cordilheira dos Andes rumo a Neuquén e Rio Negro, na Argentina, e teve início uma guerra que durou longos anos.

No século XVIII já estavam na província argentina de Buenos Aires. Logo se tornaram o povo indígena mais importante dos pampas argentinos e do norte da Patagônia. Tanto que outros povos começaram a falar a língua deles, o mapudungún, e até adotaram costumes dos araucanos de se vestir, de rezar, de plantar e colher e de se comportar.

Entre os anos de 1879 e 1885, aconteceu na Argentina uma campanha contra os mapuches e outras tribos, para incorporar as terras do sul, na Patagonia. Essa campanha militar se chamou a “Conquista do Deserto”, que resultou na morte de milhares de indígenas. Entre 1866 e 1881, ocorria no Chile um enfrentamento chamado Pacificação Araucânia, entre o exército chileno e os mapuches. No fim do conflito, as terras dos araucanos ao sul do rio Bío Bio foram integradas ao território chileno.

Atualmente há cerca de 50 mil indígenas araucanos na Argentina, dedicando-se, em sua maioria, à agricultura. No sul do Chile ainda vivem cerca de 700 mil deles, que mantém os costumes mais tradicionais dos mapuches, desde as vestes até cerimônias religiosas, e que ainda se comunicam pela língua mapudungún. É possível encontrar, também, mapuches católicos e protestantes. Na década de 1980, as reservas de indígenas foram transferidas para indivíduos, mas os seus direitos prejudicados, porque eles acumularam dívidas para manter uma agricultura não intensiva .

Perguntas interessantes