Gente, alguém faz uma redação pra mim com o tema "O verdadeiro significado da independência do Brasil" pra Agora, Obrigada
Soluções para a tarefa
A insatisfação com a situação econômica do país e a ausência de um desenvolvimento industrial foram algumas das principais causas que levaram ao processo de independência do Brasil.
Todo comércio brasileiro devia ser feito exclusivamente com a metrópole portuguesa, fazendo com que o país enfrentasse uma grande crise de abastecimento.
Um dos primeiros passos significativos para que o país pudesse conquistar a sua emancipação política foi a transformação de colônia para reino, em 1815, quando D. João elevou o Brasil ao título de Reino Unido de Portugal e Algarves.
Outra etapa decisiva para o processo de independência do país foi a volta de D. João para Portugal, em 1821, quando o seu filho, D. Pedro I, passou a ocupar a regência do Brasil.
O chamado “Dia do Fico” também é outro momento importante, pois representa a vitória da resistência no Brasil, fazendo com que uma petição com mais de 8 mil assinaturas convencesse o regente a ignorar a insistência da Corte para regressar à Portugal e permanecer no país.
O Dia do Fico teria sido imortalizado através da célebre fase de D. Pedro:“como é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto. Diga ao povo que fico”.
Uma crise começou a crescer no governo e os ministros portugueses pediram demissão. Assim, o regente formou um novo ministério com liderança de José Bonifácio (vice-presidente da Junta Governativa de São Paulo).
A Coroa decretou o governo de D. Pedro ilegítimo e obrigou que regressasse imediatamente para Portugal. A partir deste ponto, a ruptura entre o Brasil e Portugal era inevitável.
Quando D. Pedro recebeu a informação de que seria rebaixado ao título de governador do Brasil e deixaria a regência ao cargo das autoridades da Corte, o príncipe decretou a emancipação do país, com o famoso ``Grito do Ipiranga´´