Ed. Moral, perguntado por mariaeduardarr0102, 11 meses atrás

GENTE, a pergunta é qual a historia da educaçao no brasil e a hitoria do ensino medio no brasil?

Soluções para a tarefa

Respondido por alicemaria83
1

Resposta:

Assiste o documentário " Brasil paralelo" e vc vai saber de muita coisa...

Respondido por gabriellygalvao643
8

Resposta:

A educação escolar no Brasil teve inicio  durante o período colonial nos anos de 1554 a 1759 e passou por várias reformas até se tornar a que conhecemos.

Explicação:

A educação no Brasil começou pela igreja católica através dos Jesuítas no ano de 1549 na Bahia e tinha o objetivo de converter a alma dos índios brasileiros com a fé cristã os ensinamentos repassados aos índios e aos filhos dos colonos tentava a seguir um documento curricular chamado rádio Studiorum em 1599 foi elaborado a diretriz curricular era a base do conteúdo pensado pela igreja.

No ano de 1750 ocorreu um tratado entre Madri, Portugal e Espanha e houve a expulsão dessa ordem religiosa nas terras brasileiras ou melhor dizendo a expulsão dos Jesuítas que eram comandados pelo primeiro-ministro de Portugal Marquês de Pombal e sendo assim com ideias ilusionistas e com a convicção de que a educação precisava ter mudanças no ano de 1772 ocorreu a reforma pombalina onde deu início a um ensino público e foi o primeiro passo para que tudo ocorresse O professor era uma figura central E durante esse período foram criadas as aulas régias que seriam as aulas que ocorreriam por professores concursados que eram funcionários do Estado dos quais realizavam as aulas em suas próprias casas.

No ano de 1808foi desembarcado no Rio de janeiro cerca de 60 mil livros o que deu origem ao a biblioteca nacional da capital já em 1918 foi criado em Salvador um curso de desenho industrial fora o curso que já existia no Rio de janeiro de medicina agricultura e química.

Em 1827 foi sancionada a primeira lei brasileira da qual está no artigo primeiro que afirma que em todas as cidades vilas e lugares mais populosos deveriam haver escolas de primeiras letras e no artigo 6 a lei versavam sobre as matérias que os professores deveriam ensinar em sala de aula mesmo assim os professores régios predominavam o país com a reforma pombalina do século 18.

Em 1834 governo monárquico inaugurou a primeira escola de formação de professores em Niterói.

Em 1890 o ministro de instrução Benjamin Constant focou no ensino superior já no ano de 1891 ocorreu a manutenção da dualidade do sistema escolar que foram escolas de qualidade duvidosa.

No ano de 1920 ocorreu o movimento da escola nova que ganhou força no ambiente educacional junto ao educador Anísio Teixeira na liderança do movimento entre outros..

em 1920 foi fundada a associação brasileira de educação criada por Heitor Lira.

Em 1930 ocorreu um golpe com alguns nomes de projeção da educação da década anterior para um posições de destaque no cenário educacional no governo de Getúlio Vargas com controle ideológico onde haviam salas e tentavam um sistema organizado de ensino.

Em 1934 foi o período varguista fruto da forte centralização nacional onde crio um capítulo inteiro sobre a educação na constituição.

Em 1942 surgem as escolas do Senai direcionadas especialmente as camadas mais pobres da população.

No ano de 1961 é programada a primeira lei de diretrizes e bases da educação LDB em 1971 fica obrigatória a conclusão do primário fixado em 8 anos e prevaleceu essa idéia até 1982.

Foi no ano de 1988 que o ensino médio passou a atingir a população em grande escala e não apenas os filhos da elite brasileira. De acordo com este documento o Estado precisa ter uma “progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao Ensino Médio” E em 1996 entra em vigor a determinação do ensino fundamental e ensino médio, mas pós o processo de impeachment de Dilma Rousseff, o presidente Michel Temer nomeou Mendonça Filho para ser ministro da Educação querendo mudar as propostas.

Dividir o ensino médio em duas etapas, cada uma com um ano e meio de duração. Na primeira metade, o estudante tem todas as matérias que são dividas em linguagens (português, língua estrangeira, educação física e artes), ciências da natureza (Biologia, química e física), ciências humanas (história, geografia, sociologia e filosofia) e matemática. Já na segunda parte, o aluno vai decidir em quais matérias ele vai focar ou ainda optar por um ensino técnico;

Inglês vai ser o conteúdo oficial de língua estrangeira dentro das escolas;

Aumentos da carga horária para 1.400, tendo em vista que as escolas vão ser de período integral.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes