genetica da cor dos olhos na especie humana
Soluções para a tarefa
Resposta:
A cor dos olhos na espécie humana é uma característica determinada por vários genes (poligênica) que influenciam a pigmentação da íris do olho. As variações da cor dos olhos são atribuídas às diversas quantidades de melanina produzidas pelos melanócitos da íris. Uma curiosidade é que não existem pigmentos verdes e azuis na íris humana, apenas a melanina que é um pigmento marrom-amarelado.
Explicação:
Até agora, os pesquisadores descobriram mais de 150 genes que influenciam a cor dos olhos. Entre eles se destacam os genes OCA2 que influência a quantidade e qualidade de melanina armazenada na íris e o gene HERC2 que interfere na expressão do gene OCA2 e que está envolvido com a ocorrência de olhos azuis.
Outros genes importantes na determinação da cor dos olhos na espécie humana são o EYCL1 (ou GEY) e o EYCL3 (ou BEY). Esses dois genes são muito utilizados pelos pesquisadores para estudar como o padrão de cor dos olhos é passado dos pais para os filhos. O gene GEY apresenta dois alelos bem caracterizados, um dominante que condiciona a cor verde (G) e um recessivo que condiciona a cor azul (g). O gene BEY também apresenta dois alelos bem estudados, um dominante que condiciona a cor marrom (B) e um recessivo que condiciona a cor azul (b).
G (verde) / g (azul)
B (marrom) / b (azul)
Outro ponto importante é que o alelo B do gene BEY atua como um epistático dominante sobre o gene GEY. Ou seja, se houver pelo menos um alelo B, a cor dos olhos será castanha. Veja a seguir os genótipos e os fenótipos possíveis: