Sociologia, perguntado por BrunaMartinez06, 8 meses atrás

(Gastei 50 pontos, me ajudeemmmm) Pense em alguma profissão/carreira que você goste ou ache interessante. Faça uma breve pesquisa e responda: quais são os papéis sociais comumente atribuídos à essa profissão? Eles correspondem à realidade?

Soluções para a tarefa

Respondido por ym960557
1

Explicação:

Serviço social

Aqueles que trabalham com Serviço Social possuem uma série de características necessárias para uma boa atuação. Algumas delas são: visão crítica sobre o mundo e consciência dos problemas que ele enfrenta, sensibilidade, desejo de contribuir para a construção de um mundo melhor, capacidade de trabalhar em equipes. Saber observar, saber interagir, saber mediar conflitos ou situações fazem parte da ação em Serviço Social.

PUBLICIDADE

O assistente social implanta projetos, cria campanhas nos segmentos de saúde, educação e alimentação, propondo soluções para melhorar a vida de crianças, jovens, adultos e idosos. Sua atuação é diversificada, por isso, é possível encontrar assistentes sociais em escolas, associações, hospitais, repartições públicas e outros setores que atuam com o cidadão e a coletividade.

O curso de graduação em Serviço Social

Geralmente, os cursos que formam assistentes sociais possuem matérias como sociologia, filosofia, teoria política e economia. O objetivo é fornecer as bases para que o aluno compreenda, analise e transforme a realidade social.

Os estudantes realizam estudos de campo através de trabalhos em comunidades e instituições sociais (escolas, ONGs, sindicatos, creches e cooperativas).

Estágios são obrigatórios para a conclusão do curso. O aluno pode fazer o estágio em empresas ou organizações sociais, e será supervisionado por dois assistentes sociais, sendo um o supervisor acadêmico e o outro o supervisor de campo. O curso pode variar de 3 a 4 anos.

O mercado de trabalho para o assistente social

Para atuar no mercado, é necessário possuir curso superior de Serviço Social e estar registrado no Conselho Regional de Serviço Social (Cress). O mercado para esta profissão é diversificado. O profissional tem sido solicitado principalmente em orgãos públicos, mas também está presente em escolas, empresas, ONGs, hospitais, varas da infância e da juventude, abrigos, associações e consultorias.

A remuneração pode variar. Para profissionais graduados, sem mestrado, a média salarial está entre R$ 1.500,00 e R$ 2.000,00. Porém, segundo a professora Raquel Sant’Ana, coordenadora do conselho de Curso da Faculdade de Serviço Social da Unesp, existem ainda salários que podem ser superiores a essa média e também inferiores.

Perfil do profissional após a formação

Possuir a capacidade de analisar a realidade social em que vive e dela obter soluções em prol de todos é uma das características do assistente social. Além disso, o recém-formado em Serviço Social deve possuir sempre sensibilidade para as questões sociais e uma visão crítica e atualizada do mundo em que vive e da área em que atua.

COLOCA COMO MELHOR RESPOSTA PRA AJUDAR :)

Perguntas interessantes