GALERA AJUDA EUUU!!!! (quando surgiu a primeira teorizaçao sobre os generos literarios? explique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na Grécia Antiga, o filósofo Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.) realizou a primeira classificação dos gêneros literários em: Lírico, Épico e Dramático. Anos depois, o gênero épico passou a ser denominado como narrativo. Conheça mais sobre cada um deles.
Explicação:
Gênero Lírico
O Gênero Lírico é um dos gêneros literários que se caracteriza pela escrita pela expressão de sentimentos e emoções íntimas em primeira pessoa e pela subjetividade do autor, o chamado eu-lírico. Do latim, a palavra lírico significa “lira”, instrumento de cordas muito utilizado na Grécia Antiga para acompanhar as récitas dos poéticas e os textos desse gênero apresentam justamente esse atributo melódico, rítmico e poético.
Ode: é um poema muito elaborado que descreve o mundo e a natureza tanto de maneira emocional, como intelectual. Seu estilo é solene e a composição calorosa e sonora.
Sátira: sempre abordam temas polêmicos por meio da ironia e do sarcasmo, como a paródia.
Hino: trata-se de uma composição musical que louva ou adora uma divindade ou nação, como o Hino Nacional Brasileiro.
Gênero Narrativo
Mais um dos gêneros literários é o lírico, ou como atualmente é chamado, narrativo. Sua principal característica é a narrativa de acontecimentos reais ou imaginários por meio de textos escritos em prosa. São estruturados por meio de uma introdução, desenvolvimento e conclusão, além de ser apresentado em discurso direto ou indireto.
É importante reforçar ainda que o texto narrativo possui os seguintes elementos: o narrador (conta a história), os personagens, enredo, tempo e espaço (local onde se passa a história). Podemos destacar como esse tipo de gênero:
Romance: é uma narrativa que apresenta várias tramas que se desenrolam no decorrer da história, com diversos personagens, além de tempo e espaço.
Conto: texto mais curto que o romance, breve e conciso, com temas fictícios e apenas um enredo.
Novela: é uma história com uma narrativa mais extensa que o conto e mais curta que o romance. Apresenta vários enredos que estabelecem uma conexão entre si.
Fábula: é uma composição literária fantasiosa, que tem animais como personagens, muito comum na literatura infantil com o intuito de promover o ensinamento.
Crônica: esse tipo de texto narrativo se baseia em acontecimentos factuais que permeiam o noticiário com características de ironia e humor. É geralmente escrito para jornais, revistas e rádios, e por conta disso, possuem vida curta.
Epopeia: é uma poema narrativo extenso que conta ações heroicas relacionados a fatos históricos ou lendários, como os poemas épicos
Gênero Dramático
Também com origem na Antiguidade, esse é um dos gêneros literários que envolvem a literatura teatral, que tem como principais elementos o autor, o texto e o público. Algumas subdivisões desse gênero são:
Tragédia: narra um acontecimento trágico que tem como principais temas os deuses, o destino ou a sociedade.
Farsa: puramente caricatural, utiliza-se de acontecimentos corriqueiros e familiares com um tom cômico. Apresenta enredo curto e poucos autores.
Elegia: os temas principais desse tipo de texto são a nostalgia e a tristeza ao engrandecer a morte de uma, por exemplo.