Pedagogia, perguntado por patriciamilagrp58894, 4 meses atrás

“Gabriel é um menino de 15 anos, frequentando o Ensino Médio em uma escola particular de São Paulo.
Seu rendimento nas séries iniciais do ensino fundamental já não era bom. Agora, no Ensino Médio, tanto escola quanto sua família não esperavam que Gabriel estivesse preparado e com maturidade para sua saída da escola e ingresso na faculdade, pois notoriamente ele não correspondia a esta expectativa e por fugir das normas. A história de Gabriel começa a mudar quando a coordenação pedagógica da escola é assumida por uma psicopedagoga que direciona seu olhar e escuta na direção de Gabriel, observando sua dinâmica, escutando sua fala, lendo o que ele escreve e percebendo sua dificuldade.
É nesta circunstância que Gabriel chega ao consultório psicopedagógico. Durante o diagnóstico psicopedagógico, foi levantada a hipótese de Gabriel ser disléxico, pois apresentava várias características que apontavam neste caminho: muita dificuldade na leitura e compreensão de texto, dificuldade na organização de ideias para elaboração de textos escritos e relatos orais, falta de organização nas tarefas diárias, entre outras. Encaminhamos Gabriel para profissionais da área de Fonoaudiologia, de Psicologia e Neurologia para termos outras opiniões sobre o caso. Todos corroboraram com nossa tese de Gabriel apresentar um quadro de dislexia. Após a finalização do processo diagnóstico, podemos constatar a complexidade do quadro apresentado por Gabriel resultante em um conjunto de sintomas a serem trabalhados”.
De acordo com o conteúdo trabalhado na disciplina, aponte se o caso relatado trata-se de um fracasso escolar, um distúrbio específico da aprendizagem ou de uma dificuldade de aprendizagem, comentando as características de cada um destes quadros, caracterizando causas e relação do indivíduo com a aprendizagem.

Soluções para a tarefa

Respondido por educadoredfisip54b5d
0

Resposta:

Um distúrbio específico da aprendizagem

Explicação

O transtorno específico da aprendizagem pode ser definido como um transtorno do neurodesenvolvimento que impede a aprendizagem e/ou uso de habilidades acadêmicas específicas (como leitura, escrita ou matemática, que servem como base fundamental para o aprendizado acadêmico.

O fracasso escolar pode ser compreendido como a consequência para um aluno da não-apropriação do aprendizado. Os conceitos, habilidades, valores, conhecimento e a questão da cidadania não foi internalizada no aluno, culminando muitas vezes, em baixas notas, reprovação e, por fim, no abandono da escola pelo mesmo.

O termo se refere a um aluno que possui uma maneira diferente de aprender, devido a um barreira que pode ser cultural, cognitiva ou emocional. Por se tratar de questões psicopedagógicas, as dificuldades de aprendizagem podem ser resolvidas no ambiente escolar.

Perguntas interessantes