G20 – Grupo Financeiro O G20 é formado por ministros de finanças e chefes dos bancos centrais de 19 nações: os que formam o G8 e ainda 11 emergentes. No G8 estão: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia. Os outros países membros do G20 são: Brasil, Argentina, México, China, Índia, Austrália, Indonésia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul e Turquia. A União Europeia, em bloco, é o membro de número 20, representado pelo Banco Central Europeu e pela presidência rotativa do Conselho Europeu. O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, assim como os Comitês Monetário e Financeiro Internacional e de Desenvolvimento, por meio de seus representantes, também participam das reuniões do G20. [...] O grupo foi criado em 1999 [...]. Sua criação ocorreu ao final de uma década marcada por crises financeiras e instabilidade econômica, principalmente na Ásia, México e Rússia. A representatividade do G20 financeiro é muito expressiva, pois somados os países membros, eles são responsáveis por, aproximadamente, 90% do produto nacional bruto mundial, 80% do comércio internacional e cerca de 65% da população do planeta. [...] FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. G20 – Grupo Financeiro. Mundo Educação, s.d. Disponível em: . Acesso em: 4 ago. 2021. Adaptado para fins didáticos. Fragmento. De acordo com esse texto, a organização internacional intitulada G20 tem como objetivo
articular forças militares das nações capitalistas contra o comunismo.
controlar o comércio estabelecido entre nações que estão fora do grupo.
estimular a unificação global dos diversos blocos econômicos regionais.
garantir a distribuição igualitária da riqueza produzida pelos países.
promover medidas para o fortalecimento da economia mundial.
emillecabral05:
D)garantir a distribuição igualitária da riqueza produzida pelos países.
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
É correta a alternativa E, já que os encontros do G20 visam promover a integração econômica nos termos mais pacíficos e benéficos o possível para os seus membros, visando evitar conflitos econômicos que podem, como historicamente já ocorreu, vir a se tornar conflitos militares.
Neste sentido uma economia mundial "forte e saudável" seria uma economia com crescimento anual médio razoável, com melhoria dos indicadores sociais e avanço nas capacidades médias de produção dos diferentes países do mundo. Visam também impedir táticas "sujas" no comércio global, tais como a manipulação cambial e a prática de "dumping", assim como más práticas ambientais.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/878170
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Química,
4 meses atrás
Biologia,
4 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
História,
10 meses atrás