G1/IFPE - adaptada) Leia o texto. Varre, varre, varre vassourinha! Varre, varre a bandalheira. Que o povo já está cansado De sofrer dessa maneira. Jânio Quadros é a esperança desse povo abandonado! Jânio Quadros é a certeza de um Brasil moralizado! Alerta, meu irmão! Vassoura, conterrâneo! Vamos vencer com Jânio! FICO, Carlos. História do Brasil contemporâneo. São Paulo: Contexto, 2015. p. 41. O jingle da campanha eleitoral de Jânio Quadros “antecipou” algumas decisões que seriam tomadas em seu curto mandato presidencial. Escolha, entre as opções a seguir, a que melhor expressa o simbolismo da vassoura presente na canção. Escolha uma: a. Plano ortodoxo de estabilização econômica e inovação dos costumes. b. Medidas moralizadoras e política externa independente. c. Distanciamento entre os poderes Executivo e Legislativo. d. Atividade reguladora do Estado e fortalecimento dos sindicatos. e. Diretrizes saneadoras e controle do funcionalismo público.
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
O jingle de Jânio apelava, sobretudo, para a moral dos brasileiros, e o posicionava como o único político que era capaz de "enfrentar" as poderosas oligarquias nacionais e acabar com a corrupção na política, além de não se posicionar ideologicamente de nenhum lado na Guerra Fria.
Por conta disto, podemos dizer que é correta a alternativa E, pois os funcionários públicos eram vistos, à época, como corruptos ou coniventes com a corrupção, coisa que Jânio, em tese, combateria, além de combater a corrupção nas demais esferas da vida pública.
Perguntas interessantes