Biologia, perguntado por juniorms945, 1 ano atrás

(Fuvest-SP) No texto a seguir, reproduzido do livro Descobertas acidentais em ciências, de Royston M. Roberts (Campinas, Papirus, 1993), algumas frases referentes a etapas importantes na construção do conhecimento científico foram grifadas e identificadas por um numeral Romano:

“Em 1889, em Estrasburgo, então Alemanha, enquanto estudavam a função do pâncreas na digestão, Joseph von Mering e Oscar Minkowski removeram o pâncreas de um cão. No dia seguinte, um assistente de laboratório chamou-lhes a atenção sobre o grande número de moscas voando ao redor da urina daquele cão. (I) Curiosos sobre por que as moscas foram atraídas à urina, analisaram-na e observaram que esta apresentava excesso de açúcar. (II) Açúcar na urina é um sinal comum de diabetes. Von Mering e Minkowski perceberam que estavam vendo pela primeira vez a evidência da produção experimental de diabetes em um animal. (III) O fato de tal animal não ter pâncreas sugeriu a relação entre esse órgão e o diabetes. [...] Muitas tentativas de isolar a secreção foram feitas, mas sem sucesso até Dois pesquisadores, Frederick G. Banting, um jovem médico canadense, e Charles H. Best, um estudante de Medicina, trabalhavam no assunto no laboratório do professor John J. R. MacLeod, na Universidade de Toronto. Eles extraíram a secreção do pâncreas de cães. (IV) Quando injetaram os extratos [secreção do pâncreas] nos cães tornados diabéticos pela remoção de seus pâncreas, o nível de açúcar no sangue desses cães voltava ao normal, e a urina não apresentava mais açúcar.”

A alternativa que identifica corretamente cada uma das frases grifadas com cada uma das etapas de construção do conhecimento científico é:

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
140
Olá!

A alternativa correta é a opção 'e':

- Primeiro, o assistente de laboratório observa a grande quantidade de moscas em volta da urina do cão operado;

- Atentos a isso, os cientistas aprofundaram a observação e constataram um fato: o excesso de açúcar na urina do cão que não tinha pâncreas;

- A partir desse dado, já sabendo que açúcar na urina é uma evidência de diabetes, os cientistas puderam elaborar uma hipótese que implicava a relação entre as funções do pâncreas e o diabetes;

- Vários experimentos e cientistas depois, dois outros pesquisadores tiveram sucesso em extrair a secreção do pâncreas de cães e injetá-las em cães tornados diabéticos (como no primeiro caso, cães que tiveram seu pâncreas retirado) O procedimento visava testar a hipótese formulada por Mering e Minkowski entre a relação das funções do pâncreas e o diabetes. Ao constatar que o nível de insulina no sangue desses cães voltava ao normal e sua urina não tinha mais açúcar, Banting e Best puderam comprovar tal hipótese.

Note a diferença entre hipótese e teoria: no processo científico, uma teoria é um conjunto de leis e princípios já estudados e comprovados, ou seja, de hipóteses já consolidadas como verdadeiras. Vale lembrar ainda que mesmo essas teorias podem sofrer alterações posteriores, uma vez que a ciência é dinâmica e plural, e novos experimentos são realizados a todo momento à procura de novas descobertas.  
Respondido por GabrielEdelberg
34

Resposta:

E

Explicação:

1: a própria questa revela, "observaram que esta..."

2:fato: invidências.

3: novamente a questão mostra a resposta, "O fato de tal..."

4: esperiencias sobre tal assunto.

Perguntas interessantes