ENEM, perguntado por kaua74380, 10 meses atrás

(Fuvest-SP) Leia este texto.

O ano nem sempre foi como nós o conhecemos agora. Por exemplo: no antigo calendário romano, abril era o segundo mês do ano. E na França, até meados do século XVI, abril era o primeiro mês. Como havia o hábito de dar presentes no começo de cada ano, o primeiro dia de abril era, para os franceses da época, o que o Natal é para nós hoje, um dia de alegrias, salvo para quem ganhava meias ou uma água-de-colônia barata. Com a introdução do calendário gregoriano, no século XVI, primeiro de janeiro passou a ser o primeiro dia do ano e, portanto, o dia dos presentes. E primeiro de abril passou a ser um falso Natal - o dia de não se ganhar mais nada. Por extensão, o dia de ser iludido. Por extensão, o Dia da Mentira.

VERISSIMO, Luis Fernando. As mentiras que os homens contam. Adaptado.

a) Tendo em vista o contexto, é correto afirmar que o trecho "meias ou uma água-de-colônia barata" deve ser entendido apenas em seu sentido literal? Justifique sua resposta.

b) Crie uma frase que contenha um sinônimo da palavra "salvo", mantendo o sentido que ela tem no texto.

Soluções para a tarefa

Respondido por marcelogsk
39

Resposta:

a) Não deve ser entendido apenas em seu sentido literal. O trecho usa "meias ou uma água-de-colônia barata" com intuito de satirizar presentes ruins, não somente meias e colonias

2) Dias ensolarados são ótimos, exceto para quem é muito branquelo.

Perguntas interessantes