(Fuvest-SP) Considere o seguinte fragmento do antepenúltimo capítulo de Memórias de um sargento de milícias, no qual se narra a visita que D. Maria, Maria-Regalada e a comadre fizeram ao Major Vidigal, para interceder por Leonardo (filho):
O major recebeu-as de rodaque de chita e tamancos, não tendo a princípio suposto o quilate da visita; apenas porém reconheceu as três, correu apressado à camarinha vizinha, e envergou o mais depressa que pôde a farda: como o tempo urgia, e era uma incivilidade deixar sós as senhoras, não completou o uniforme, e voltou de novo à sala de farda, calças de enfiar, tamancos, e um lenço de Alcobaça sobre o ombro, segundo seu uso. A comadre, ao vê-lo assim, apesar da aflição em que se achava, mal pôde conter uma risada que lhe veio aos lábios.
a) Considerando o fragmento no contexto da obra, interprete o contraste que se verifica entre as peças do vestuário com que o major voltou à sala para conversar com as visitas.
b) Qual a relação entre o referido vestuário do major e a sua decisão de favorecer Leonardo (filho), fazendo concessões quanto à aplicação da lei?
Soluções para a tarefa
Respondido por
35
a) O major, ao perceber a roupa que estava usando, completamente informal, corre para vestir seus trajes de comando, mas acaba não vestindo a farda completa, o que torna sua composição muito cômica, já que veste tamancos no lugar das botas, por exemplo.
b) Com essas vestes, que acabam não lhe trazendo muita credibilidade, o major amansa sua decisão, como relaxou com sua indumentária, pois foi pego "com as calças curtas."
b) Com essas vestes, que acabam não lhe trazendo muita credibilidade, o major amansa sua decisão, como relaxou com sua indumentária, pois foi pego "com as calças curtas."
Perguntas interessantes