FUVEST Sobre a Guerra do Paraguai, fundamentalmente desencadeada por razões geopolíticas regionais, responda:
a) Quais as divergências e alianças políticas existentes entre os países envolvidos?
b) Qual o seu resultado em termos de poder estratégico regional?
Soluções para a tarefa
Contudo, a emancipação política dessa região, no início do século XIX, resultou na sua fragmentação e consequente formação de repúblicas autônomas e independentes. A nova situação gerou, contudo, agudos contrastes: Buenos Aires, em nome do “unitarismo portenho”, pleiteava o retorno à situação geo-espacial do antigo vice-reino, sob um único poder central republicano. Entretanto, contra o “unitarismo” colocavam-se os desejos autonomistas do Paraguai e, em menor escala, dos colorados de Montevidéu As pretensões de Buenos Aires não agradavam também ao Brasil, interessado na fragmentação platina e na livre utilização da rede hidrográfica integrada pelos rios Uruguai, Paraguai e Paraná. Não obstante, o modelo econômico auto-sustentado que se praticava no Paraguai desde a independência, incomodava tanto a Argentina quanto o Brasil. Alheio às rivalidades entre os dois grandes da América do Sul, o Paraguai emergia como potência regional respeitável, autonomizada e auto-suficiente, à margem da ordem mundial dominada pela Inglaterra. Não será outra a razão pela qual a Inglaterra tomará posição favorável a formação da Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) contra a experiência político-econômica do Paraguai de Francisco Solano Lopes.
B/ A Guerra do Paraguai resultou num quadro adverso. Os países vencedores saíram da guerra atolados em dívidas contraídas junto aos bancos ingleses. Quanto ao Paraguai, terminado o conflito, metade de seu território foi incorporado pelo países da Aliança. Da “República Guarani” desapareceram as tarifas alfandegárias, os fornos de fundição, os rios fechados ao livre comércio, a independência econômica. O capital inglês penetrou no Paraguai, firmou sua hegemonia em todo o território, incorporando-o à ordem mundial de predomínio inglês.
A - A divergência se dava pela disputa por territórios, de modo que os paraguaios desejavam conquistar território que os ligasse ao Atlântico (de modo a escoar a produção nacional), tomando território de Brasil, Uruguai e Argentina, e estes três países, que mantinham uma Tríplice Aliança, contra o isolado Paraguai, desejavam impedir estas ambições expansionistas e a reafirmar as suas posições no continente.
B - Em termos de poder estratégico, a Guerra do Paraguai reafirmou a soberania do Brasil na região, sendo o principal vencedor da guerra e principal potência militar do continente, ao mesmo tempo que destruiu a infraestrutura paraguaia, de modo que reforçou a posição econômica de Uruguai e Argentina na região do Rio da Prata.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/5786187