(FUVEST) No Antigo Egito e na Mesopotâmia, assim como nos demais lugares onde foi inventada, a escrita eteve vinculado ao poder estatal. Este porsua vez, dependeu de um certo tipo de economia para surgir e se desenvolver.
Considerando as afirmações anteriores, explique a relação entre
- escrita e Estado
- Estado e economia
Soluções para a tarefa
b) As primeiras civilizações (Egito e Mesopotâmia) foram marcadas por estados intervencionistas que exerciam, Sobre a economia, Total controle na organização dos meios de produção (irrigação), Como também na utilização da terra. O Estado é, Na economia das chamadas "civilizações hidráulicas", O gerenciador da produção fundamentalmente agrária.
Espero ter Ajudado !
No Antigo Egito e na Mesopotâmia, a escrita esteve vinculada ao poder estatal pois o registro de ordens, legislações e dados eram importantes para a manutenção e segurança do Estado.
O Estado, no Antigo Egito e na Mesopotâmia, dependeu de uma economia baseada na agricultura, que por sua vez era impulsionada através das obras de engenharia para aproveitamentos das cheias.
Estado, escrita e economia
A escrita teve um papel fundamental nos Estados da antiguidade para facilitar as comunicações distanciadas, as ordens estatais e os dados sobre os mais variados temas.
Nos povos bárbaros da Europa, a escrita foi introduzida por Carlos Magno como um mecanismo de controle estatal em cima de seus condes e marqueses. Esta introdução na escrita foi uma herança do Império Romano já decaído.
A produção agrícola tinha um papel fundamental nos Estados egípcios e mesopotâmicos pois dependiam profundamente para o consumo e comércio. No Egito Antigo se pode observar esta importância com as diversas obras, algumas em tumbas, com representações das colheitas no rio Nilo, como na pintura mural da tumba de Sennedjem (ver imagem abaixo).
Para mais informações sobre a tumba de Sennedjem, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/27936623