Português, perguntado por marileide, 1 ano atrás

(FUVEST) “Na reunião do Colegiado, não faltou, no momento em que as discussões se tornaram mais violentas, argumentos e opiniões veementes e contraditórias.” No trecho acima, há uma infração as normas de concordância. a) Reescreva-o com devida correção. b) Justifique a correção feita

Soluções para a tarefa

Respondido por alinecarvalho
151

a ) Na reunião do colegiado, não faltaram, no momento em que asdiscussões se tornaram mais violentas, argumentos e opiniões veementes econtraditórias.

b) O que mudou foi '' faltaram'', entrou no lugar de ''faltou'', pois tem que concordar com o sujeito, '' argumentos e opiniões'' que estão no plural 

Respondido por jalves26
5

a) Reescrita do trecho, fazendo a concordância conforme a norma padrão:

"[...] não faltaram, [...], argumentos e opiniões veementes e contraditórias."

b) O verbo faltar teve que ser flexionado na 3ª pessoa do plural para concordar com o sujeito composto (o termo grifado acima).

Concordância verbal

O erro na escrita original da frase deve ter ocorrido porque o verbo foi empregado antes do sujeito. Quando isso acontece, é comum o falante ou redator usar o verbo no singular, mesmo que a frase tenha sujeito composto ou no plural.

Porém, o verbo deve se flexionar para concordar com o sujeito em número e pessoa em todas as circunstâncias, não importa se está antes ou depois do sujeito.

Mais sobre concordância verbal em:

https://brainly.com.br/tarefa/1110691

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes