(FUVEST) Existe um grau de luminosidade em que as taxas de respiração e de fotossíntese de uma planta são iguais: é o ponto de compensação fótico ou fotótico.
a) Nesse ponto, qual a relação entre as quantidades de oxigênio absorvido e produzido pela planta?
b) Para que a planta possa crescer, a intensidade de luz que ela precisa receber deve ser superior à do seu ponto de compensação. Explique por quê.
Soluções para a tarefa
Olá.
a) No ponto de compensação fótico, tudo que é produzido pela planta é absorvido pela mesma na respiração celular, tendo um saldo final completamente utilizado. Logo, em relação ao oxigênio, as quantidades produzidas pelas plantas são consumidas na respiração, e assim, não sobra nada para liberar na fotossíntese.
b) Para que a planta possa crescer, ela precisa estar acima do seu ponto de compensação fótico. Isso acontece por que quando ela está acima, significa que está produzindo bastante oxigênio e matéria orgânica, e que apenas uma porcentagem foi consumida na respiração celular, ou seja, sobrou nutrientes para a planta poder crescem, sendo assim: como a matéria orgânica está em excesso, o corpo vegetal precisa crescer para compensar a quantidade.