Português, perguntado por lillysabe1064, 11 meses atrás

(Fuvest)A diferença entre uma democracia e um país totalitário é que numa democracia todo mundo reclama, ninguém vive satisfeito. Mas se você perguntar a qualquer cidadão de uma ditadura o que acha de seu país, ele responde, sem hesitação: “Não posso me queixar"

a) Para produzir o efeito de humor que o caracteriza, esse texto emprega o recurso da ambiguidade? Justifique sua resposta.
b) No caderno, reescreva a segunda parte do texto (de “Mas” até “queixar”), pondo no plural a palavra “cidadão” e fazendo as modificações necessárias.

Soluções para a tarefa

Respondido por sindysnts
73
a) A ambiguidade (duplo sentido) é apresentada no trecho "Não posso me queixar", que pode ser entendido como: "Não tenho do que reclamar, estou satisfeito" ou "Não posso reclamar, pois não temos o direito da liberdade de expressão".
b) "Mas se você perguntar a quaisquer cidadãos de uma ditadura o que acham de seu país, eles respondem, sem hesitação: "Não podemos nos queixar".

frischbergivan: Olá, quanto a letra "B" o excerto ficaria com nota máxima se não fosse um erro na última frase... O correto é: "Não posso me queixar". Pois, neste caso, temos a parte pelo todo (uma questão de lógica um, obviamente, responde por todos), mas muita gente errou essa última frase, difícil acertar no calor do momento, depois vendo o gabarito tudo fica mais fácil.
Respondido por tamyresdejesus
36

a) A ambiguidade pode ser observada no trecho "Não posso me queixar" porque existem duas formas de interpretarmos a frase. A primeira forma é entendermos que a pessoa não tem sobre o quê se queixar, visto que tudo é bom no totalitarismo. A segunda forma é entender que a pessoa não tem permissão de se queixar porque, do contrário, sofrerá sanções do governo.

b) No plural, a frase seria: "Mas se você perguntar a quaisquer cidadãos de  uma ditadura o que acham de seu país, eles  respondem, sem hesitação: Não podemos nos  queixar."

Leia mais sobre interpretação textual em:

https://brainly.com.br/tarefa/16884891#

Anexos:
Perguntas interessantes