(FUVEST 2017)Recentemente, pesquisadores descobriram, no Brasil, uma larva de mosca que se alimenta das presas capturadas por uma planta carnívora chamada drósera. Essa planta, além do nitrogênio do solo, aproveita o nitrogênio proveniente das presas para a síntese proteica; já a síntese de carboidratos ocorre como nas demais plantas. As larvas da mosca, por sua vez, alimentam-se dessas mesmas presas para obtenção da energia necessária a seus processos vitais.Com base nessas informações, é correto afirmar que a drósera:A) e a larva da mosca são heterotróficas; a larva da mosca é um decompositor.B) e a larva da mosca são autotróficas; a drósera é um produtor.C) é heterotrófica e a larva da mosca é autotrófica; a larva da mosca é um consumidor.D) é autotrófica e a larva da mosca é heterotrófica; a drósera é um decompositor.E) é autotrófica e a larva da mosca é heterotrófica; a drósera é um produtor.
Soluções para a tarefa
Olá,
Em biologia, autotrófica é a planta capaz de produzir o seu próprio sustento, o que acontece por meio de compostos de caráter inorgânico, além de também ser necessário uma fonte de energia. Já um organismo heterotrófico é aquele que não realiza fotossíntese.
Ao analisarmos o enunciado, percebemos que a planta carnívora chamada drósera é autotrófica, enquanto que a larva da mosca é heterotrófica. Também conferimos à drósera a condição de produtor.
É correta a Alternativa E.
Espero ter ajudado!
Resposta E: é autotrófica e a larva da mosca é heterotrófica; a drósera é um produtor
Explicação:
a.R: Errada, pois a drósera é um organismo autotrófico apesar de se alimentar de outros animais é um forma de completar a sua alimentação, pois vive em solos pobres em nutrientes
b.R: Errada, a larva da mosca que se alimenta dos pequenos animais capturados pela planta drósera é um organismo heterotrófico (não produz o próprio alimento)
c.R: Errada, a larva da mosca é heterotrófica e a planta drósera é autotrófica (produz o próprio alimento)
d.R: Errada, pois a planta drósera é um produtor
e.R: Certa