(FUVEST 2009)Uma das características atuais do processo de globalização é a exigência, cada vez maior, de fluidez de informações e mercadorias, ou, em essência, do próprio capital. Tal exigência tem conduzido os países à reestruturação de seus sistemas de circulação. Nesse sentido, no Estado brasileiro, nos últimos anos,A) priorizou-se o transporte público urbano, com a ampliação do número de linhas do Metropolitano em todas as capitais dos Estados.B) houve uma ampla recuperação da malha ferroviária, com a construção de novos trechos, a exemplo da Transnordestina.C) privilegiou-se o sistema de cabotagem, valorizando-se o transporte de passageiros pelo território nacional einterligando as áreas costeiras do país.D) priorizou-se o transporte hidroviário, voltado à exportação de grãos, conforme atestam as hidrovias Tietê-Paraná e do Rio São Francisco.E) intensificou-se a modernização do sistema portuário, incluindo a construção de portos como os de Sepetiba (RJ) e Pecém (CE).
Soluções para a tarefa
A é falsa, pois a criação de Metrôs foi incipiente nos últimos anos, tendo sido privilegiado o modal viário.
B é falsa, pois a malha ferroviária nacional está, em grande parte, esquecida.
C é falsa, pois não há uma integração do sistema nacional de transportes, sendo privilegiado o modelo interurbano somente nas grandes concentrações urbanas.
D é falsa, pois o sistema priorizado é o sistema rodoviário, não o sistema hidroviário.
E é verdadeira e representa um aumento da preocupação de exportação no país, assim como é consequência dos projetos de desconcentração industrial propostos nas últimas décadas.
Resposta:
priorizou-se o transporte público urbano, com a ampliação do número de linhas do Metropolitano em todas as capitais dos Estados.
Explicação: