(FURG - adaptada) Considere duas espiras circulares concêntricas e contidas em um mesmo plano, uma com raio R1 e outra com raio R2. Na espira de raio R1, circula uma corrente constante i1 no sentido horário, e, na espira de raio R2, circula uma corrente constante i2. Sabendo que o campo magnético no centro comum das espiras é zero, é correto afirmar que Escolha uma: a. i1 x R1 = -i2 x R2, com i2 no sentido anti-horário. b. i1 x R2 = i2 x R1, com i2 no sentido horário. c. i1 x R2 = -i2 x R1, com i2 no sentido anti-horário. d. i1 = i2. e. i1 x R1 = i2 x R2, com i2 no sentido horário.
Soluções para a tarefa
Olá!
Antes de resolver essa questão, vamos tomar nota de alguns conceitos importantes sobre espiras.
Uma espira é um fio condutor modelado em formato circular, que gera um campo magnético quando é permeado por uma corrente elétrica.
A determinação do sentido das linhas do campo magnético é baseada na regra da mão direita, que consiste em colocar o dedo polegar acompanhando a direção da corrente e os demais dedos irão nos mostras qual o sentido do campo.
Agora vamos a questão:
Para que um campo possa ser considerado como sendo nulo no centro, os sentidos das duas correntes devem ser obrigatoriamente opostos, dessa forma:
B1 = u.i1/2.R1
B2 = u.i2/R2
Então B1 = B2
o que nos dá que i1/R1 = i2/R2
i1.R2 = 12.R1
A resposta está na alternativa: c. i1 x R2 = -i2 x R1, com i2 no sentido anti-horário.