Química, perguntado por LucianaGatha, 11 meses atrás

FUNÇÕES INORGÂNICAS- 30 PTS
com base na configuraçao eletronica dos atomos e de tipos de ligaçoes existentes nas especies quimicas, é incorreto afirmar:

a) no composto Na3PO4(s) existem ligações químicas iônica e covalente
b) A molecula de N2 é bastante estável apresentando duas ligações pi e uma sigma
c) uma solução aquosa do composto KCl(s) não conduz a corrente eletrica
d) a energia envolvida na reação y(g) + é --> y- (g) corresponde a afinidade eletronica
e) as espécies quimicas F, Na+ e Mg+ são isoeletronicas

alguem pode justificar cada alternativa? fiquei muito perdida nessa questão

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1

a) Correto, existe tanto ligação iônica como ligação covalente. A parte iônica ocorre entre os íons, os três cátions Na⁺ e o ânion PO₄⁻³. Agora perceba que no ânion existem ligações entre o fósforo (P) e o oxigênio (O), como ambos são ametais, conclui-se que as ligações entre esses elementos é do tipo covalente. Lembrando que só ocorre ligações iônicas entre metais (família I-A e II-A) e ametais (famílias III-A até a VII-A).

b) Correto, o nitrogênio que é da família V-A, faz três ligações para completar o octeto (5+3 = 8). Desse modo, a molécula de N₂ tem uma ligação tripla entre os nitrogênios (N) que é assim: N≡N. Ligação do tipo sigma é uma ligação simples, enquanto ligações π (pi) são duplas e triplas. Em uma ligação dupla existem uma ligação sigma e uma ligação π. Em uma ligação tripla existem uma ligação do tipo sigma e duas ligações do tipo π. Como a ligação é tripla ela possui: uma ligação sigma + 2 ligações π, conforme afirma a alternativa.

c) Errado, pois o composto KCl é um sal, ou seja, ele em solução aquosa libera íons:

              KCl (s) ⇒ K⁺(aq)  +  Cl⁻(aq)       aq = aquoso (solubilizado em água)

Como um dos fatores preponderantes para a condutibilidade elétrica é possuir íons livres. Por isso, conclui-se que o KCl, que forma íons na água, conduz eletricidade.

d) Correto, a afinidade elétrica é definida como: "a energia liberada quando um átomo neutro (y) recebe em elétron no estado gasoso". Que é exatamente o que essa equação representa:

                                       y(g) + e⁻  ⇒ y⁻ (g) + Energia

g = gasoso

o átomo neutro y(g) recebeu um elétrons (e⁻) formando o íon y⁻ que libera energia ao receber o elétron.

e) F, Na⁺ e Mg²⁺ (esse aqui eu coloquei pois o magnésio perde 2 elétrons, pois ele é da família II-A). Primeiro é preciso saber o nº atômica de cada um consultando a tabela periódica.

₉F ,  ₁₁Na e ₁₂Mg

o nº atômico é esse número subscrito. Vou considerar esses átomos neutros primeiramente, pois, em átomos neutros, o nº de elétrons = nº de prótons = nº atômico.

Assim, descobre que o Flúor neutro tem 9 elétrons, o Sódio neutro possui 11 elétrons e o magnésio neutro possui 12 elétrons.

Tendo essa informação, podemos descobrir quantos elétrons tem em cada uma das espécies:

F⁻= 10 elétrons.

Em estado neutro ele possuía 9 elétrons, porém ele está com uma carga negativa (-), significa que ele ganhou 1 elétrons passando a ter 10 elétrons, um a mais que o nº de prótons, por isso a carga -1.

Na⁺ = 10 elétrons.

Em estado neutro o sódio possui 11 elétrons, porém a carga positiva representa que agora ele possui 1 próton a mais que os elétrons, como o átomo não perde e ganha prótons, conclui-se que ele perdeu um elétrons, pois é o único modo de o nº de prótons ter ficado uma unidade maior que o nº de elétrons, por isso o íons com carga +1, possui 10 elétrons.

Mg²⁺ = 10 elétrons

O magnésio possuía 12 elétrons em estado neutro, já nessa espécie ele possui carga +2, ou seja, ele perde 2 elétrons para sair do estado fundamental Mg⁰ para o estado Mg²⁺. 12 - 2 = 10 elétrons.

Como todas as espécies estão com 10 elétrons, conclui-se que essa afirmativa está correta, pois isoeletrônicas significa que as espécies possuem a mesma quantidade de elétrons, o que, de fato, está acontecendo.

A resposta da questão é a alternativa C, pois é a única incorreta.

Perguntas interessantes