"Froebel, e nos primeiros jardins de infância fundados nas favelas alemãs, em pleno advento da Revolução Industrial; em Montessori e suas "Casas dei Bambini" em favelas italianas; em MecMillan – contemporânea de Montessori – e na ênfase que se dava à necessidade não só de assistência médica e dentária, mas também de estimulação cognitiva para que as deficiências das crianças fossem compensadas. " (KRAMER, 1982, p. 55). Nas décadas de 1960 e 70, estudos realizados nos Estados Unidos e Europa, que foram assimilados pelos pensadores da pedagogia do Brasil, trouxeram a concepção de "privação cultural" para as crianças de classes sociais mais baixas, e dentro desse contexto emergiu o conceito de educação compensatória. Sobre esse contexto e esses conceitos, é INCORRETO afirmar que:
Soluções para a tarefa
Tendo em vista os dados constantes no enunciado da questão e considerando os conceitos sobre educação compensatória, podemos concluir que a resposta incorreta é a letra B, ou seja, a educação compensatória se baseava na ideia de proporcionar educação infantil e suporte a família, a fim de remediar a carência da criança e alterar as estruturas e razões sociais que geravam esses problemas.
Da educação compensatória
Considerada um conjunto de instrumentos políticos, sociais e/ou pedagógicos, a educação compensatória visa sanar/compensar deficiências que porventura sejam apresentadas por crianças em situações marginalizadas (social, cultural ou economicamente). Por deficiência, entende-se qualquer uma que se manifeste na esfera física, afetiva, intelectual e escolar.
A educação compensatória, geralmente, é adotada na pré-escola e nas séries iniciais do ensino fundamental e seu objetivo principal é proporcionar a democratização do ensino.
Por fim, como sua pergunta está incompleta, é provável que o trecho abaixo seja o complemento do enunciado. Ressalto que a resposta acima foi dada com base nestas informações:
"a. As creches e pré-escolas, principalmente particulares, voltadas para os filhos de mães da classe média, mantinham um padrão educativo voltado aos aspectos cognitivos, emocionais e sociais da criança em especial voltados para sua criatividade e sociabilidade. B. A concepção de educação compensatória se baseava na ideia de proporcionar educação infantil e suporte a família, a fim de remediar a carência da criança e alterar as estruturas e razões sociais que geravam esses problemas. C. O conceito de "Privação Cultural" se baseava na ideia que existia um modelo de criança, a da classe média e alta, e que as crianças de classe baixa comparadas a esse modelo eram consideradas "carentes" e "inferiores", as quais faltavam determinadas atitudes e conteúdos. D. Dentro do conceito de "privação cultural" a criança não é vista de forma isolada, mas percebida dentro do seu contexto socioclassicista, ou seja, a criança está atrelada a sua classe social. E. A crescente evasão escolar e repetência das crianças das classes pobres no primeiro grau levou a instituição da educação pré-escolar para crianças de quatro a seis anos para suprir as carências culturais existentes na educação familiar da classe baixa."
Saiba mais sobre educação compensatória em: brainly.com.br/tarefa/50108551
#SPJ4
Resposta: A concepção de educação compensatória se baseava na ideia de proporcionar educação infantil e suporte a família, a fim de remediar a carência da criança e alterar as estruturas e razões sociais que geravam esses problemas.
*****Se considerando essas alternativas :
a. O conceito de “Privação Cultural” se baseava na ideia que existia um modelo de criança, a da classe média e alta, e que as crianças de classe baixa comparadas a esse modelo eram consideradas “carentes” e “inferiores”, as quais faltavam determinadas atitudes e conteúdos.
b. A crescente evasão escolar e repetência das crianças das classes pobres no primeiro grau levou a instituição da educação pré-escolar para crianças de quatro a seis anos para suprir as carências culturais existentes na educação familiar da classe baixa.
c. A concepção de educação compensatória se baseava na ideia de proporcionar educação infantil e suporte a família, a fim de remediar a carência da criança e alterar as estruturas e razões sociais que geravam esses problemas.
d. As creches e pré-escolas, principalmente particulares, voltadas para os filhos de mães da classe média, mantinham um padrão educativo voltado aos aspectos cognitivos, emocionais e sociais da criança em especial voltados para sua criatividade e sociabilidade.
e. Dentro do conceito de “privação cultural” a criança não é vista de forma isolada, mas percebida dentro do seu contexto socioclassicista, ou seja, a criança está atrelada a sua classe social.