Geografia, perguntado por juanjomeu, 11 meses atrás

“Friedrich Ratzel (1844-1904) foi um pensador alemão, considerado como um dos principais teóricos clássicos da Geografia e o precursor da Geopolítica e do Determinismo Geográfico.”
Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/friedrich-ratzel.htm. Acesso em 31/01/2016.
Sobre a teoria de Ratzel, de acordo com o estudado nas aulas e com o livro-base da disciplina, é correto afirmar que:
I. Ratzel concebia o Estado como um organismo formado tanto pelo solo, como pelo ser humano: este estabelece relações com o meio físico e desempenha suas atividades, buscando potencializar o uso do solo, enquanto aquele fornece as condições físicas e materiais para a reprodução do Estado.
II. Logo, solo e ser humano são dois componentes interdependentes e necessários ao estabelecimento de um sentimento territorial que permite a formação e a reprodução do próprio Estado.
III. O posicionamento de Ratzel quanto à importância que confere à relação entre solo e ser humano na formação e na reprodução do Estado como organismo vivo, ou seja, é o grau de vinculação material e imaterial da sociedade com o solo que permitirá – ou não – a formação e a reprodução do Estado.
IV. Nas ideias de Ratzel sobre poder, o autor menciona que a presença do Estado é insignificante na leitura geográfica. O importante é a relação do homem com a natureza.
V. Na concepção ratzeliana, é a relação entre espaço, sociedade e poder que possibilita a formação e a reprodução do Estado e, consequentemente, a do território nacional e a do Estado-nação.
Selecione a alternativa correta:
A
F, V, F, F, F.
B
F, F, F, F, V.
C
V, F, V, F, V.
D
V, V, V, F, V.
E
F, F, F, F, F.

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
10
Olá, 

 D  - V, V, V, F, V.

  Ratzel é um grande nome da geografia sendo um dos percursores dos mais diversos pensamentos que envolvem geografia, determinismo e o uso do solo. Para ele o local onde estava localizado um poder ditava o tamanho do Estado, sendo assim mais poderoso ou mais fraco. 

  A único opção incorreta neste caso é onde se afirma que o Estado não tem significância, e assim o determinismo seria somente a ação do homem juntamente ao espaço geográfico existente em determinado, fortalecendo ou não a população ali inserida.
Perguntas interessantes