Psicologia, perguntado por profsimoneteix, 1 ano atrás

Leia os textos abaixo:

Israel de Oliveira Pacheco, de 27 anos, está preso há sete anos, acusado de estuprar uma jovem no Rio Grande do Sul. No último 18 de setembro ele voltou aos tribunais. Em uma decisão inédita no país, a justiça brasileira decidiu rever o caso. Quatro anos antes, exames de DNA atestaram que o material genético de Israel não correspondia à mancha de sangue encontrada na cena do crime. A amostra, concluíram os testes, pertencia a outro homem, suspeito de crimes sexuais no passado. Ainda assim, na revisão, os desembargadores ignoraram a prova técnica. Baseados apenas no reconhecimento feito pela vítima, os oficiais mantiveram a pena de 11 anos e meio de prisão. O argumento foi que o fato do outro homem ter passado pela cena do crime não inocenta Israel. Complexo e muito discutido por acadêmicos, o caso de Israel ilustra como, no sistema judiciário brasileiro, as lembranças das testemunhas e das vítimas são levadas mais em conta do que as provas técnicas.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/11/1705294-como-um-monte-de-gente-inocente-e-preso-por-memorias-falsas-no-brasil.shtml

Libertação de presos inocentes cresce ano após ano nos Estados Unidos
A identificação errada de suspeitos por testemunhas oculares de crimes exerce uma influência considerável em 75% dos casos de condenação de inocentes. Centenas de estudos têm mostrado que a identificação de suspeitos por testemunhas oculares é frequentemente errada, especialmente nos procedimentos tradicionais de identificação.

https://www.conjur.com.br/2016-fev-08/libertacao-presos-inocentes-cresce-ano-ano-eua

Com base na leitura desses textos, considere as seguintes afirmativas:

Há sérios problemas potenciais quando se usa testemunho ocular como a única ou mesmo a principal base para condenar pessoas acusadas de crimes, visto que todas as pessoas são sujeitas à criação de falsas memórias.
A memória é a capacidade de reconhecer com exatidão os fatos ocorridos.
As pessoas podem ser levadas a construir uma memória que seja diferente daquilo que de fato aconteceu.
As distorções de memória podem refletir erros através dos quais fazemos atribuições sobre a origem da informação ativada na experiência mental. Os erros incluem confusões entre fontes internas e externas de informação e entre várias fontes externas (por exemplo, atribuir algo que foi imaginado à percepção, uma intenção a uma ação, algo que se ouviu dizer a algo que se testemunhou, etc).
Incorporamos às nossas memórias: o que vivenciamos e o modo como percebemos; relatos de outros; fotos ou reportagens vistas, etc.
É CORRETO apenas o que se afirma em:

Escolha uma:
a. II e IV
b. I, III, IV e V
c. I, II e III
d. II
e. I, II, IV e V

Soluções para a tarefa

Respondido por Emily1099
3
A alternativa correta è a alternativa B

profsimoneteix: certeza pessoa ?
profsimoneteix: meu rim tá valendo :/
Emily1099: creio que sim hein ; )
Perguntas interessantes