Matemática, perguntado por joyce3110, 1 ano atrás

Friedrich Nietzsche critica a tradição da religião judaico-cristã e os pensamentos de Sócrates e Platão por terem desenvolvido uma razão e uma moral que subjugaram as forças instintivas e vitais do ser humano, a ponto de domesticar a vontade de potência do homem e de transformá-lo em um ser fraco e doentio.

Analise as afirmações a seguir:

I. A moral racionalista foi erguida com finalidade repressora e não para garantir o exercício da liberdade.

II. Para Nietzsche, o super-homem deveria ter a missão de criar uma raça capaz de dominar a humanidade, sendo, por isso, necessário aniquilar os mais fracos.

III. A moral racionalista transformou tudo o que é natural e espontâneo nos seres humanos em vício, falta, culpa, e impôs a eles, com os nomes de virtude e dever, tudo o que oprime a natureza humana.


IV. Os valores que constituem a moral aristocrática de senhores são, para Nietzsche, eternos e invioláveis. Devem orientar a humanidade com uma força dogmática, de modo que o homem não se perca.

Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas:

a)

III.

b)

I e III.

c)

II e IV.

d)

III e IV.

e)

I, II e III.

2)

Assinale a alternativa com a sequência de termos que preenchem corretamente as lacunas seguinte:

O pensamento ___________, ao fundamentar e defender o direito à liberdade e a igualdade de direitos e a importância da razão, se contrapunha ao ___________ e estabeleceu as bases teóricas para as revoluções que levariam ao surgimento de governos representativos, além de contribuir significativamente para o avanço ___________.

Alternativas:

a)

iluminista - absolutismo - científico.

b)

racionalista - absolutismo - científico.

c)

empirista - absolutismo - científico.

d)

iluminista - mercantilismo - religioso.

e)

racionalista - mercantilismo - religioso.

3)

(UEM, 2013  Adaptada) Se Deus não existisse, tudo seria permitido. Eis o ponto de partida do existencialismo. De fato, tudo é permitido se Deus não existe, e, por conseguinte, o homem está desamparado porque não encontra nele próprio nem fora dele nada a que se agarrar. (...) Com efeito, se a existência precede a essência, nada poderá jamais ser explicado por referência a uma natureza humana dada ou definitiva; ou seja, não existe determinismo, o homem é livre, o homem é liberdade. Por outro lado, se Deus não existe, não encontramos, já prontos, valores ou ordens que possam legitimar a nossa conduta. Assim, não teremos nem atrás de nós, nem na nossa frente, no reino luminoso dos valores, nenhuma justificativa e nenhuma desculpa. Estamos sós, sem desculpas. É o que posso expressar dizendo que o homem está condenado a ser livre. (SARTRE, J. P. O existencialismo é um humanismo. Tradução de Rita Correia Guedes. São Paulo: Nova Cultural, 1987, p. 9.)

Com base no trecho, avalie as seguintes afirmações:

I. O existencialismo é uma filosofia teológica que procura a razão de ser no mundo a partir da moral estabelecida.

II. A afirmação o homem está condenado a ser livre é uma contradição, pois não há liberdade quando há a obrigação de ser livre.

III. O existencialismo fundamenta a liberdade independentemente dos valores e das leis da sociedade.

IV. Ser livre significa, rigorosamente, ser, pois não há nada que determine o ser humano, a não ser ele mesmo.

V. A existência de Deus é necessária, pois, sem ele, o homem deixaria de ser livre.

Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas:

a)

I, III e V.

b)

II.

c)

III e IV.

d)

II e III.

e)

I, II, IV e V.

4)

A filosofia surgiu na Grécia, no século VI a.C. Seus primeiros filósofos foram os chamados pré-socráticos. Apesar das diferenças entre suas obras, o que eles apresentavam de comum?

Alternativas:

a)

O uso da mitologia grega na construção das suas teorias sobre o universo.

b)

A cosmologia como investigação sobre a origem e ordem do mundo.

c)

A importância da ética para o ideal de felicidade coletiva.

d)

O naturalismo, que se manifestava na mitologia e foi aperfeiçoado pela fusão entre a religiosidade grega e a busca da razão filosófica.

e)

A democracia como forma de gestão da pólis.

5)

A Filosofia Medieval caracterizou-se pelo embate entre fé e razão, mas foi capaz de promover o sincretismo entre as crenças religiosas e o conhecimento clássico (ARANHA; MARTINS, 1986). Em linhas gerais podemos dividir esse período em duas escolas de pensamento, sendo eles:

Alternativas:

a)

Helenística e Patrística.

b)

Escolástica e Helenística.

c)

Patrística e Escolástica.

d)

Epistemológica e Escolástica.

e)

Helenística e Epistemológica.

Soluções para a tarefa

Respondido por amanda315629
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I- Verdadeira, pois a moral proposta por Nietzsche visa superar limitações artificialmente impostas pelos "fracos" contra os "fortes", superando as amarras do ressentimento em prol de uma moral "viva".

II- Falsa, pois a ideia não é a de aniquilar os mais fracos (e de todo modo uma "missão" deste tipo seria uma nova moral restritiva, coisa que em hipótese alguma caracterizaria o super-homem), mas de valorizar a força, e não a fraqueza, como fariam, de acordo com Nietzsche, os tradicionalistas.

III- Verdadeira, pois a moral dos escravos é aquela que faz com que o forte se ressinta da força, sendo uma moral da inveja, funcionando como um caminho para a impotência.

IV- Falsa, pois a moral forte não pode ser constituída por valores invioláveis, mas sim por um método que não viole a força.

É correta a alternativa B.

2) Letra A

3) III e IV

4) Letra A

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