Freitas e Fernandes (2009, p. 20) afirmam que devemos partilhar de uma concepção de avaliação que “parte do princípio de que todas as pessoas são capazes de aprender e de que as ações educativas, as estratégias de ensino, os conteúdos das disciplinas devem ser planejados a partir dessas infinitas possibilidades de aprender dos estudantes”. Isso significa dizer que:
I – O ensino, a aprendizagem e a avaliação são indissociáveis e devem ser pensados de forma integrada.
II – A avaliação é a parte mais significativa do trabalho escolar, pois é ela que permite ao professor saber se o aluno está aprendendo ou não.
III – A avaliação deve articular-se a uma proposta de uma escola democrática e inclusiva e, para tanto, currículo e avaliação devem partilhar da mesma concepção.
IV – A avaliação deve se limitar ao diagnóstico, à atribuição das notas, a servir como arauto do fracasso escolar.
V – Para que a avaliação se coloque a favor da aprendizagem, o professor deve ter uma atitude investigativa sobre os erros cometidos pelos estudantes, procurando identificar suas causas e agir sobre elas.
Considerando as afirmações sobre o currículo escolar, é correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
A sequência correta é: I, III e V .
I- Verdadeira. Ensino, aprendizagem e avaliação fazem parte do mesmo processo. Deverão ser pensados juntos para chegar-se ao objetivo comum.
II- Falsa. A avaliação não é o item mais significativo do trabalho escolar. Ela desempenha papel fundamental, mas não deve ser vista como única e exclusiva do processo de aprendizagem.
III- Verdadeira. O currículo deve ser elaborado de acordo com as especificidades dos alunos. Ele e a avaliação devem ter os mesmos objetivos.
IV- Falsa. A avaliação pode ocorrer por meio da observação. Não diz respeito somente a atribuição de nota.
V- Verdadeira. O professor deve observar os erros dos alunos e apontá-los para que a avaliação traga bons resultados para a aprendizagem.
Conheça os tipos de avaliação em https://brainly.com.br/tarefa/20292899
Abraços!