Vázquez (1968), filósofo, descreve o conceito de práxis conforme a concepção marxista. Orienta que a relação teoria e prática é para Marx, teórica e prática; prática, na medida em que a teoria, como guia da ação, molda a atividade do homem, particularmente a atividade revolucionária; teórica, na medida em que essa relação é consciente. Esse pensamento nos impõe uma responsabilidade quanto ao ato de exercer a docência.
VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da Práxis. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1968.
Sendo assim, leia as afirmativas que seguem:
I. A práxis é teoria, depois a prática, momentos distintos no processo educativo.
II. As concepções orientadoras da práxis traduzem a posição que o sujeito toma diante da realidade.
III. Quando se propõem objetivos, finalidades, há negação da realidade, e afirmação de outra, que ainda está para existir (nova realidade).
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 4: II e III, apenas.
Explicação:
Em Marx, a noção de práxis refere-se ao caráter integral existente na relação teoria e prática
As concepções orientadoras da práxis traduzem a posição que o sujeito toma diante da realidade. Quando se propõem objetivos, finalidades, há negação da realidade, e afirmação de outra, que ainda está para existir (nova realidade). Logo, a alternativa 4 é a correta: II e III apenas.
Práxis é a fusão de teoria e prática. É teoria-prática.
Segundo o dicionário filosófico de Abbagnano: Com esta palavra (que é a transcrição da palavra grega que significa ação), a terminologia marxista designa o conjunto de relações de produção e trabalho, que constituem a estrutura social, e a ação transformadora que a revolução deve exercer sobre tais relações.
Marx dizia que é preciso explicar a formação das ideias a partir da “práxis material”, e que, por conseguinte, formas e produtos da consciência só podem ser eliminados por meio da “inversão prática das relações sociais existentes”, e não por meio da “crítica intelectual”.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/38895859