Fragmento de texto: Sermão do Mandato, Antônio Vieiraa) Reescreva o trecho: "Afrouxa-lhe o arco, com que já não atira; embota-lhe as setas, com que já não fere;" substituindo o pronome pessoal por outra palavra de valor sintático e semântico equivalente.b) Explique o efeito de sentido do uso do pretérito perfeito na passagem: "Por isso os antigos sabiamente pintaram o amor menino;" (linhas 3-4) em um texto que apresenta, predominantemente, os verbos no presente do indicativo.
#UFF
Soluções para a tarefa
A) Afrouxa seu arco, com que já não atira; embota suas setas com que já não fere.
b) Majoritariamente o texto e construido no presente do indicativo para que se faca uma alusao a uma verdade duradoura, ja o uso do preterito perfeito aponta fato que a aconteceu no passado, fato que foi concluido.
O modo indicativo e o modo que expressa uma certeza. Ha o presente do indicativo, e tambem o preterito e o futuro.
O presente fala de um habito ou de acoes que ocorrem com determinada frequencia, descrevem acoes que acontecem justamente no momento que se produz a fala ou para fazer afirmacoes que nao podem ser contestadas ou que nao dependem de um tempo especifico.
Ja o preterito perfeito simples fala sobre acoes que ja foram concluidas no passado. Sendo uma maneira para descrever uma acao passada frente a um observador.