Filosofia, perguntado por branco31, 11 meses atrás

fragmento abaixo retrata o pensamento de Jean-Paul Sartre a respeito da liberdade. Leia-o e em seguida disserte: estar “sem amparo” quando da escolha, explicita a característica fundamental da moral existencialista? Justifique.

O homem está condenado a ser livre, precisa assumir as próprias escolhas para ser responsável pela sua história.  Ele tem de tomar decisões relativamente ao rumo de sua existência e, por isso, se angustia. E está sem amparo para essa escolha, cada indivíduo é responsável pela sua existência, ou seja, responde pelo sucesso ou fracasso de suas ações. Por mais que conviva com seus semelhantes, as suas decisões devem ser individuais e esse é o caminho para atingir a liberdade. O indivíduo é livre pela possibilidade de utilizar a razão, o que implica a possibilidade de escolha na construção da própria existência.

(CHALITA, Gabriel. Vivendo a filosofia. 2. ed. São Paulo: Atual, 2004, p.362)


Soluções para a tarefa

Respondido por bkspinoza
16
Jean-Paul Sartre

No trecho acima ele tenta explicar que a liberdade que tanto lutamos para ter como individuo é exatamente o que nos angustia e nos deixa reflexivos nos nossos dia a dia. Sartre foi um grande pensador que tentava desmembrar o individuo em varias situações de uma ideia de sociedade. 

Desistir da própria liberdade é ainda bastante comum, sempre que nos prendemos a uma responsabilidade que não é nossa ou que nos faz desistir de projetos e planos próprios. Tudo isso pode ser fruto do medo de desamparo que as nossas próprias escolhas podem causar.

Algumas pessoas chegam a desistir dessa liberdade de alguma forma, escolhendo caminhos onde suas decisões não são tão importantes quanto a necessidade de se ganhar dinheiro ou de colocar um planejamento em pratica.

O existencialismo não é uma característica longe do pensamento de Sartre. A falta de amparo e o peso da liberdade sobre o homem moderno veio depois de anos de prendimento e dever a igreja católica, ou aos pais, ou ao rei e imperador. Após quebra desses deveres é que o pensamento de que a liberdade pode trazer incômodos e angustias começou a surgir.

A liberdade traz muitos medos e gera um processo de crise existencialista que pode nos gerar mais autoconhecimento ou simplesmente nos tornar menos ativos.

Quando ele usa o termo sem amparo, Sartre quer dizer que independente de termos uma família solida ou não, nosso futura e nossas escolhas só dependem de nos mesmos. Se vencermos ou fracassarmos a responsabilidade é somente nossa, não ter quem culpar, ou com quem contar, pode nos tornar incapazes de tomar uma decisão.
Perguntas interessantes