Fórum Inserir tecnologias no currículo não constitui apenas uma forma de atender aos apelos da contemporaneidade. A correta convergência entre tecnologia e currículo deve alinhar os conceitos de ensino e de aprendizagem e favorecer a seleção da tecnologia adequada, considerando os objetivos e a intencionalidade da atividade proposta e do conteúdo a ser aprendido/ensinado”. (ALMEIDA, p. 100, 2019)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
o currículo escolar deve ser
modificado, tornando-se necessário ensinar aos
alunos como devem pensar a respeito das
tecnologias; o professor deve se concentrar em
um conjunto de habilidades básicas como, por
exemplo, leitura, escrita, computação e outras
habilidades como meio de mudança social
necessária para acompanhar as inovações
tecnológicas.
Como pode perceber, com a proliferação
das tecnologias que disponibilizam de forma
acelerada uma grande quantidade de
informação, o problema já não é mais a falta de
acesso a informação, mas sim a qualidade desta,
bem como, a capacidade para entendê-la,
processá-la, selecioná-la, organizá-la,
transformá-la em conhecimento. Paralelo a isso,
é importante saber aplicá-la às diferentes
situações e contextos em virtude dos valores e
intenções dos próprios projetos pessoais,
profissionais ou sociais, isto é, a aprendizagem
como indagação e a criatividade acompanhada
da crítica que se constroem com as
competências fundamentais do cidadão para
enfrentar a incerteza e complexidade de seu
contexto