Formule hipóteses de significado para as seguintes palavras, observando o contexto em que aparecem.
Explique como você pensou para chegar à hipótese.
a) Enfarar (parágrafo 1)
b) Popa (parágrafo 5).
c) Jugo (parágrafo 8).
d) Estirpe (parágrafo 9).
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Hipóteses de significado: ficar entediado, aborrecer-se, desgostar-se, perder o interesse por algo. Possível explicação: o narrador afirma que o rei, por se ter enfadado da esposa, expulsou-a e casou- -se com outra. Portanto, ele se desgostara dela, se entediara com seu casamento.
b) Hipótese de significado: parte posterior, ou traseira, de uma embarcação. Possível explicação: Jasão faz o caminho da pomba para passar entre os rochedos flutuantes. Assim como ela perdeu algumas penas da cauda, Argo, o barco, foi atingido na popa. Há, portanto, uma correspondência entre popa e cauda.
c) Hipóteses de significado: canga, peça de madeira que se coloca no pescoço dos animais, objeto que serve para subjugar os animais. Possível explicação: o texto que Jasão, para obrigar os touros a arar a terra, afagou-os e lhes colocou o jugo. Portanto a palavra nomeia algo com que se dominam os animais para que trabalhem, que puxem o arado.
d) Hipóteses de significado: linhagem, descendência, parentesco, família, origem, raça. Possível explicação: narrando a morte dos guerreiros, o narrador se refere a eles como sendo “da estirpe do dragão”. Ora, esses guerreiros nasceram dos dentes do dragão semeados por Jasão, portanto, eram filhos descendentes, parentes desse monstro.