Biologia, perguntado por adrianapiumbini01, 7 meses atrás

Forma de produção da vacina/tecnologia;

Soluções para a tarefa

Respondido por FELIPEreaCK
1

Resposta:

Este documento faz parte de uma série de documentos explicativos sobre o desenvolvimento e a distribuição de vacinas.  A Primeira Parte explica como as vacinas funcionam para proteger o nosso corpo contra germes portadores de doença. A Segunda Parte trata dos ingredientes de uma vacina e das três fases dos ensaios clínicos.  

Este documento apresenta a parte seguinte da jornada da vacina: os passos dados desde a conclusão de todas as fases dos ensaios clínicos até à distribuição.

Como é uma vacina aprovada para produção  

Para mais informações sobre estas três fases dos ensaios clínicos da vacina, clique aqui.

Quando a vacina atinge a fase de pré-aprovação depois dos ensaios clínicos, é avaliada pelo órgão regulador relevante com base em critérios de qualidade, segurança e eficácia. Depois da aprovação pelo regulador, os fabricantes podem apresentar uma vacina à pré-qualificação da OMS (PQ), um processo de avaliação que garante a qualidade, segurança e eficácia e ajuda as Nações Unidas e outras organizações internacionais de compras a determinar a adequação programática de uma vacina.  

Durante emergências sanitárias mundiais, o Procedimento de Listagem para Uso de Emergência da OMS  (EUL) pode ser usado para permitir  o uso de emergência da vacina. A EUL existe porque, numa situação de pandemia, os produtos que podem beneficiar as vidas das pessoas em todo o mundo podem ser impedidos de entrar no mercado com a suficiente rapidez. A EUL é um processo rápido mas rigoroso, que se destina a levar os produtos com impacto a todos os que deles necessitem, tão rapidamente quanto possível, numa base de tempo limitado e com base numa avaliação de risco versus benefício. A recomendação da PQ/EUL da OMS pode ser usada por agências das Nações Unidas, como a UNICEF e o Fundo Renovável da Organização Pan-americana da Saúde para decisões de compra nos países de baixos  e médios rendimentos. A Gavi também depende da EUL/PQ da OMS para especificar que vacinas os seus fundos podem ser usados para comprar.

Como é feita

Normalmente, as empresas trabalham independentemente para completar os seus planos de desenvolvimento clínico de uma vacina. Uma vez autorizada a vacina, o fabrico começa a aumentar. O antigénio (parte do germe a que o nosso sistema imunitário reage) é enfraquecido ou inativado. Para formar a vacina completamente, são combinados todos os ingredientes.

O processo completo, desde os ensaios pré-clínicos até ao fabrico, podem, por vezes, levar até uma década a completar. Na busca de uma vacina para a COVID-19, os investigadores e os desenvolvedores trabalham em várias fases diferentes em paralelo, para acelerar os resultados. Foi a escala dos compromissos financeiros e políticos para com o desenvolvimento de uma vacina que permitiu que se tivesse realizado este desenvolvimento acelerado. Além disso, as nações e as organizações internacionais de saúde estão a trabalhar em conjunto através do COVAX para investirem na capacidade antecipada de desenvolvimento para simplificar o processo, assim como para garantir uma distribuição equitativa das vacinas.  

Como são embaladas

Uma vez a vacina fabricada em grandes quantidades, é introduzida em frascos de vidro e depois cuidadosamente embalada para armazenamento seguro em frio e transporte.

A embalagem das vacinas deve ser capaz de suportar temperaturas extremas, assim como os riscos envolvidos no seu transporte para todo o mundo. Por conseguinte, os frascos da vacina são geralmente feitos de vidro, por este ser duradouro e capaz de manter a sua integridade em temperaturas extremas.  

Como são armazenadas

Quando uma vacina está demasiado quente ou demasiado fria, torna-se menos eficaz ou mesmo inativa. Se forem armazenadas em temperaturas incorretas, as vacinas podem deteriorar-se ou tornar-se inseguras para uso. A maioria das vacinas exige armazenamento refrigerado entre 2 e 8 °C. Algumas vacinas exigem temperaturas muito baixas, por exemplo, -20°C. Algumas das vacinas mais recentes precisam de ser armazenadas em ambientes ultrafrios, a -70°C.  Relativamente às vacinas congeladas, algumas delas podem ser armazenadas com segurança durante um período limitado de tempo entre 2 e 8°C.

Os frigoríficos normais não podem  manter uma temperatura igual consistentemente e, por isso, são necessários frigoríficos médicos para esses preciosos produtos.  

Explicação:

espero ter ajudado


adrianapiumbini01: vlw mn
Perguntas interessantes