Fontes de energia
Em uma sociedade industrial global, a demanda por energia é cada vez maior. A indústria precisa de energia em todo o seu processo: para o funcionamento de máquinas ligadas à produção/ extração e à transformação da matéria-prima e para o transporte. As pessoas também precisam de energia no seu dia a dia, uma vez que praticamente todas as ferramentas da sociedade urbano-industrial funcionam à base de energia elétrica.
O petróleo é a fonte de energia mais utilizada no mundo (figura 4). A preocupação com a utilização das fontes de energia e com os impactos socioambientais de seus resíduos faz com que o tema seja um dos mais importantes nas conferências e convenções sobre o meio ambiente. A busca por maior eficiência energética e por fontes de energia não poluentes é o primeiro passo para que haja equilíbrio entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental.

Energia renovável e não renovável
As fontes de energia são recursos naturais e podem ser classificadas em dois tipos: renováveis, que podem ser repostas pela natureza ou conservadas pelo ser humano, como a água e a biomassa - que gera os biocombustíveis -, e não renováveis, que não podem ser repostas pelo ser humano e cuja reposição pela natureza demora muitos anos, como o gás natural, o carvão mineral e o urânio. Quando a fonte de energia não deixa resíduos após seu uso, ela é chamada de energia limpa. Observe a tabela,


Fronteira política e meio ambiente
Muitos do, temas ambientais precisam ser analisados e tratados em escala internacional porque suas causas e eventuais soluções ultrapassam as fronteiras dos países. Vários exemplos podem ser citados para demonstrar essa situação, como é o caso á chuva ácida. Indústrias localizadas em um pais podem emitir poluentes, que são transportados a outro por meio do vento e acabam poluindo-o. A mesma coisa ocorre com países que compartilham rios. Caso um deles jogue material contaminante, poderá prejudicar o uso da água no país vizinho.
No mundo atual, as mercadorias são produzidas em uma complexa cadeia produtiva. A carne de um hambúrguer consumido na Ásia, por exemplo, pode ter vindo de um rebanho bovino criado em áreas que já foram ocupadas por florestas tropicais. O simples ato de comer um sanduíche pode estar associado à destruição de uma floresta. Para evitar a devastação ambiental sem paralisar a atividade econômica - afinal é preciso produzir bens, mercadorias e alimentos para viver -, foram criados vários acordos e tratados internacionais, desde o século XX, que regulamentam a relação entre sociedade e meio ambiente.
Atividades
1) Diferencie Fontes de energia renovável e não-renovável
2) Por que as fontes não-renováveis ainda são as mais utilizadas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Renováveis: possuem a capacidade de serem repostas naturalmente, algumas delas, porém, não são necessariamente inesgotáveis, o que definirá seu curso na Terra é a forma como o ser humano a utiliza. Também não são obrigatoriamente energias totalmente limpas, apesar de variados benefícios, há processos de obtenção dessas energias que podem ocasionar impactos ambientais. Ex: Eólica, Hidrelétrica, Solar, etc.
Não renováveis: poderão se esgotar num futuro próximo - possuem reserva limitada. Ex: Nuclear, Petróleo, Gás natural, etc.
2) De certa forma têm produção mais 'barata' e em suma maioria são de fácil armazenagem e distribuição, como petróleo e gás mineral.
É importante considerar a Revolução Industrial e a evolução tecnológica que resultou em avanço nos métodos de obtenção e distribuição, uma vez que a maioria dos países se adaptaram para receber esse tipo de energia.
E, se a gente olhar para o lado mais politico e socioeconômico, é possível constatar o quão lucrativo, e bom, dinheiro move o mundo né?