Fonte: Adaptado de COGHI, Marco Fábio. A neurociência na tomada de decisão. Disponível em: . Acesso em: 28 nov. 2015.
Tomar uma decisão simples não é tão fácil como, muitas vezes, pode parecer. Inúmeros centros neurais estão envolvidos nesse processo.
A cada etapa da tomada de decisão diferentes áreas do cérebro entram em ação. E nem percebemos. Uma delas, o sistema límbico, conhecido como sistema emocional, destaca-se quando há perigo envolvido nessa decisão: viajar de avião ou de automóvel?
Enfrentar uma cobra cascavel ou sair correndo? Pular de paraquedas ou ir ao cinema? Em 2003, Daniel Kahneman publicou, na revista American Psychologist, um trabalho demonstrando a possibilidade de haver dois sistemas para tomada de decisão, aos quais chamou de sistema 1 (intuição) e sistema 2 (raciocínio).
No caso da intuição, a tomada de decisão se desenvolve em alta velocidade, emocionalmente carregada. Pode integrar grandes quantidades de informações, porque ele as processa de forma paralela. O sistema racional é lento, processa as informações em sequência, é controlável e consome muita energia. Porém, tem a vantagem de ser flexível.
Se vamos marcar um encontro num barzinho, com alguém que estamos, de alguma forma, emocionalmente envolvidos, o sistema intuitivo entra em cena e assume a liderança no processo decisório: escolhe determinado local que é de agrado dos dois. Porém, se fôssemos usar o sistema racional, faríamos uma lista de todos os barzinhos da cidade, com suas distâncias e preços. Só depois de horas iríamos decidir aonde ir. E perderíamos o encontro.
Considerando o texto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - Razão versus intuição; raciocínio versus emoção; conhecimento tácito versus conhecimento explícito constituem paradoxos organizacionais que devem ser eliminados da vida pessoal e da vida organizacional.
PORQUE II - Quanto maior a turbulência, mais complexo se torna o mundo e tanto maior será a ocorrência de paradoxos, prejudiciais ao desenvolvimento das pessoas, das organizações e da sociedade como um todo.
Escolha uma:
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I.
Me ajudem por favor!
Soluções para a tarefa
Respondido por
49
As asserções I e II são proposições falsas.
Mmorais2:
Correto, obrigada! As asserções I e II são proposições falsas
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás