Fonseca (2002) realizou um agrupamento para melhor compreensão das principais causas das dificuldades de aprendizagem, com base em 5 critérios. Leia a definição abaixo:
"Os sentimentos que os pais têm em relação à criança, durante os anos anteriores à escola, são de fundamental importância para o desenvolvimento posterior da criança e para sua aprendizagem escolar. Alunos não amados tendem a não ter confiança em si mesmos e nos outros; e desenvolvem comportamentos agressivos. Podem apresentar pouco entusiasmo com as atividades escolares, desinteresse e revolta. A rivalidade entre irmãos também é prejudicial, surgindo um sentimento de intolerância. Os problemas socioeconômicos dos pais, a falta de alimentação adequada, cuidados de higiene e saúde, interferem também no rendimento escolar."
Assinale a alternativa CORRETA que possui o critério descrito:
A) Cultural.
B) Emocional.
C) Familiar.
D) Cognitivo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C
Explicação:
Cultural: os hábitos de estudo e a valorização da escola são passados pela tradição cultural de cada família. Dependendo do grau de importância que se dá à escola, maior será o empenho da criança em estudar.
Emocional: a criança manifesta sinais de ansiedade, agressividade, tensão, regressão, narcisismo, negativismo. A incerteza do eu tende a criar nessa criança uma subvalorização perigosa, normalmente associada com autosubestimação e fragilidade do autoconceito. A criança emocionalmente desajustada tende a obter fracos resultados escolares e, na medida em que os problemas emocionais desintegram o comportamento, consequentemente, cairá o potencial de aprendizagem. São importantes: o encorajamento, a estimulação da iniciativa e o reforço positivo.
Familiar: os sentimentos que os pais têm em relação à criança, durante os anos anteriores à escola, são de fundamental importância para o desenvolvimento posterior da criança e para sua aprendizagem escolar. Alunos não amados tendem a não ter confiança em si mesmos e nos outros; e desenvolvem comportamentos agressivos. Podem apresentar pouco entusiasmo com as atividades escolares, desinteresse e revolta. A rivalidade entre irmãos também é prejudicial, surgindo um sentimento de intolerância. Os problemas socioeconômicos dos pais, a falta de alimentação adequada, cuidados de higiene e saúde, interferem também no rendimento escolar.
Cognitiva: as letras e as palavras impressas são interiorizadas a partir de aquisições cognitivas básicas que, em muitas crianças que encontram obstáculos para a aprendizagem, estão fragilmente consolidadas e estruturadas. A criança tem um nível de maturidade inferior ao normal, é mais lenta, podendo ter uma defasagem de um, dois, até três anos em relação às outras crianças. Tem dificuldade no raciocínio matemático e pouca capacidade de abstração. É tensa e ansiosa. As capacidades cognitivas: atenção, percepção, emoção, memória, linguística, são básicas e essenciais para que uma criança aprenda a ler e escrever rápida e facilmente. “... quando uma criança não lê ou lê mal, ela não falha só na leitura, antes compromete todo o seu aproveitamento escolar e, consequentemente, toda a sua adaptação psicossocial” (FONSECA, 1995, p. 329).
Resposta:
Explicação: