Geografia, perguntado por ufcfavelado3, 7 meses atrás

Foi o primeiro país a registrar fortes revoltas após o suicídio de um vendedor que ateou fogo ao próprio corpo. O governo acabou por cair.

Soluções para a tarefa

Respondido por Gaetaninho
1

Resposta:

Tunísia

Explicação:

após ser vitima da tirania de inspetores do governo, o vendedor Mohamed Bouazizi ateou fogo em si mesmo como forma de protesto, esse caso ganhou a comoção do povo e iniciou uma onda de protestos conhecida como "Primavera Árabe" que resultaram na renuncia do presidente da Tunísia após 23 anos no poder

Espero ter ajudado!

Respondido por aluna2011
1

Resposta:

Tunísia.

Explicação:

A expressão Primavera árabe faz referência a uma série de protestos que ainda ocorrem no chamado "mundo árabe", compreendendo basicamente os países que compartilham a língua árabe e a religião islâmica, apesar de etnicamente diversos.

As causas já estavam de certo modo presentes, e o descontentamento em vários países era já latente, pela comum falta de emprego e oportunidades para as gerações mais jovens, além da repressão política e a concentração de poder e riqueza na mão de poucos. Assim, já ocorria mobilização por parte de vários grupos, mostrando que este não era um fenômeno novo na região, e, contrário à visão que predominava na mídia ocidental, os envolvidos nos protestos não tinham qualquer influência fundamentalista religiosa, nem haviam absorvido as ideias anti-ocidente promovidas por grupos terroristas como a Al Qaeda.

Entende-se, porém, que o episódio catalisador de toda a recente onda de protestos seja a autoimolação do vendedor de rua tunisiano Mohamed Bouazizi, que ateou fogo ao próprio corpo em 17 de dezembro de 2010 em protesto contra humilhações causadas pelas autoridades locais que confiscaram os bens que usava para trabalhar. Seu funeral reuniu mais de 5000 pessoas e logo causaram a queda do ditador tunisiano Ben Ali.

Perguntas interessantes