“Foi Hegel quem disse: “Vocês, os franceses, têm sorte. Vocês são uma nação”. Essa frase, no contexto da filosofia hegeliana, tem dois aspectos que é preciso sublinhar: é que a existência da nação é um pressuposto para a construção do Estado, do Estado que para Hegel é a realização da liberdade. E em que sentido, ainda no âmbito da filosofia hegeliana, a nação entraria no conceito de construção da liberdade? Para Hegel, a nação, o conjunto das particularidades que definem um povo, que o identificam e o organizam, terá que descobrir-construir, para além dessas particularidades, o que não só ela como todas as outras nações têm em comum, e que as credenciem a viver como iguais em suas singularidades, como comunidades humanas eticamente fundadas, isto é, fundadas na ideia de que a liberdade de um pressupõe a liberdade de todos os demais, em todos os níveis e dimensões. Tendo em vista as ideias de Hegel, assinale a alternativa correta:Alternativas: a) Hegel é uma referência iluminista que constrói uma nova perspectiva histórica e, dentro de seu contexto, foi favorável à Revolução Francesa que possibilitou a burguesia revolucionária derrubar o chamado “antigo regime”. b) O pensamento de Hegel evolui a partir do momento em que este adotou uma postura marxista, ao ser favorável a tomada do poder e dos meios de produção pelo proletariado revolucionário. c) O positivismo é uma corrente de destaque no pensamento político de Hegel, cuja teoria marcante é que, com o progresso técnico e científico era possível investigar a história através de uma metodologia que investigasse os fatos sociais. d) A perspectiva de Hegel destaca que o motor da história é a contradição entre classes sociais, que entram em uma contenda política que envolve diferentes ideologias e interesses de classes sociais, notadamente o proletariado. e) A unidade de opostos é referência no pensamento positivista de Hegel e destaca a unidade entre ideia e objetivação.2)“A nação, como “princípio de visão e divisão” da organização política e social, tornou-se elemento onipresente como “principal fonte de identidade cultural na modernidade”. No decorrer dos séculos XIX e XX, a identidade nacional paulatinamente se deslocou para o campo das representações já consolidadas, capaz de ser fundamento para a mobilização política e ideológica, envolvendo, inclusive, fatores emocionais e afetivos como a segurança, as certezas, as esperanças e, até mesmo, a fé, tornando-se importante elo explicativo para a relação entre o passado, o presente e o futuro. Esse fenômeno capaz de gerar vinculações tão profundas é fruto – ambíguo, por certo – de relações sociais e culturais intrínsecas à modernidade europeia que se consolida e se irradia no século XIX.”Considerando o texto e seus conhecimentos teóricos, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:I – As classes dominantes, detentoras de grande influência sobre políticos que dominavam o poder mobilizaram a população trabalhadora e pobre a matar outra população trabalhadora e pobre para defender os “interesses da nação".PORQUE II – Nas guerras imperialistas a partir do século XIX, o nacionalismo foi uma ferramenta de dominação ideológica eficaz.A respeito destas asserções, assinale a opção correta:Alternativas: a) as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. b) as asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. c) a asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. d) a asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. e) as asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta:
1-A e 2-A
Explicação:
andrianisantos:
voce teria as outras questoes?
Respondido por
11
Resposta:
A, A, A, D, B.
Explicação:
Corrigido pelo Ava.
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