Química, perguntado por anavitoria4432, 10 meses atrás

Fogos de artifício foram utilizados na abertura e no encerramento da Olimpíada de Beijing. Um dos principais efeitos visuais desses fogos é a cor emitida. Freqüentemente, a substância responsável pela coloração é um sólido iônico contendo um íon de metal alcalino ou alcalino terroso. O sal, a partir da explosão, recebe energia e sofre várias transformações. Inicialmente o sal passa para o estado gasoso, com a posterior separação dos íons. Depois, esses íons no estado gasoso se transformam em espécies neutras, sendo as espécies neutras provenientes dos cátions as responsáveis pelo efeito visual. a) Equacione a seqüência de transformações que o cloreto de bário sofreria em fogos de artifício, conforme descrito em itálico no texto. b) Observaram-se várias cores na queima de fogos na abertura dos Jogos Olímpicos, entre elas a alaranjada (mistura de amarelo e vermelho). Suponha que alguém explicasse que essa cor foi obtida pelo uso do composto iônico Na2Sr. De acordo com o conhecimento químico e as informações dadas, essa explicação seria correta ou não? Justifique. Dados: Elemento : Cor da emissão sódio : amarelo estrôncio : vermelho

#UNICAMP

Soluções para a tarefa

Respondido por mayaravieiraj
17

a) As equações das reações químicas que ocorrem nesse processo são as seguintes:

BaCl  2(s) ⎯⎯→ BaCl 2(g)  

BaCl  2(g) ⎯⎯→ Ba2+(g) + 2Cl – (g)

b) Tal justificativa estaria equivocada, uma vez que a cor na queima de fogos na abertura dos Jogos Olímpicos se dá por conta de que o átomo proveniente do cátion que sofre redução.  

Considerando a fórmula dada, apenas o cátion de sódio produziria a cor amarela quando reduzido.

Por outro lado, a cor alaranjada resulta de uma amostra de um sal  contendo o cátion sódio e outro sal contendo o cátion estrôncio.  

O estrôncio não forma ânion, por isso o composto Na2Sr não existe.

Perguntas interessantes