Psicologia, perguntado por rodriguesisabella503, 4 meses atrás

fobia social, como tratar? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por leticiadejesus685
0

Resposta:

Psicoterapia e antidepressivos podem ajudar a aumentar a confiança e melhorar a capacidade de interagir com os outros

Respondido por Usuário anônimo
0

Resposta:

Fobia social: o que é, principais sintomas e tratamento

Claudia FariaPsicólogaOutubro 2020

A fobia social, também chamada de transtorno de ansiedade social, é um transtorno psicológico no qual a pessoa se sente muito ansioso em situações sociais normais como falar ou comer em locais públicos, entrar em lugares cheios, ir a uma festa ou fazer uma entrevista de emprego, por exemplo.

Neste transtorno a pessoa fica insegura e preocupada com o seu desempenho ou com o que poderão pensar dela, por isso, evita situações em que pode ser julgado por outras pessoas. Exitem dois tipos principais desta fobia:

Fobia social generalizada: a pessoa teme quase todas as situações sociais, como conversar, namorar, sair em lugares públicos, falar, comer, escrever em público, entre outras;

Fobia social restrita ou de desempenho: a pessoa tem medo de algumas situações sociais específicas que dependem do seu desempenho, como falar para muitas pessoas ou se apresentar em um palco, por exemplo.

Este tipo de fobia tem cura se o tratamento for devidamente realizado e, assim, é aconselhado consultar um psicólogo ou um psiquiatra.

Fobia social: o que é, principais sintomas e tratamento

Principais sintomas

Os sintomas de fobia social incluem:

Palpitações;

Falta de ar;

Tonturas;

Suor;

Visão embaçada;

Tremores;

Gaguejo ou dificuldades em falar;

Rosto vermelho;

Náuseas e vômitos;

Esquecimento do que falar ou fazer.

O início de aparecimento da fobia social é incerto e gradual, o que torna difícil para o paciente identificar quando começou o problema. No entanto, na maioria das vezes ele se dá na infância ou adolescência.

O que causa a fobia

As causas de fobia social podem estar relacionadas com:

Experiência traumatizante anterior em público;

Medo da exposição social;

Crítica;

Rejeição;

Baixa autoestima;

Pais superprotetores;

Poucas oportunidades sociais.

Estas situações diminuem a confiança da pessoa e produzem uma forte insegurança, fazendo com que se fique duvidando da próprias capacidades de desempenhar qualquer função em público.

Como é feito o tratamento

O tratamento para fobia social geralmente é orientado por um psicólogo e é iniciado com terapia cognitiva comportamental, na qual a pessoa aprende a controlar os sintomas da ansiedade, a desafiar os pensamentos que o fazem ficar ansioso, substituindo-os por pensamentos adequados e positivos, a enfrentar situações da vida real para superar os seus medos e a praticar as suas habilidades sociais em grupo.

No entanto, quando a terapia não é suficiente, o psicólogo pode encaminhar a pessoa para um psiquiatra, onde podem ser receitados remédios ansiolíticos ou antidepressivos, que vão ajudar a obter melhores resultados. No entanto, o ideal sempre é tentar a terapia com o psicólogo antes de optar pelo uso de medicamentos.

Explicação:

Perguntas interessantes