(FMU-SP) Ao se comparar a estrutura da proteína citocromo C em diferentes espécies, verifica-se que elas apresentam várias diferenças em relação ao citocromo C humano: cão - 11 diferenças; pinguim - 13 diferenças; tartaruga - 15 diferenças; sapo - 18 diferenças; atum - 21 diferenças. O esquema sobre a evolução dos vertebrados que é mais coerente com esses dados é
Soluções para a tarefa
e) peixes – anfíbios – répteis (aves, mamíferos).
Os animais vertebrados são aqueles pertencentes ao reino animal e ao filo chordata. Caracterizam-se por possuírem vértebras, ossos que constituem a coluna vertebral, além de medula espinhal, esqueleto interno e os sistemas nervoso e muscular.
São considerados os seres vivos com o organismo mais avançado do planeta. O número de vertebrados conhecidos é de aproximadamente 50.000 espécies. Os animais vertebrados são divididos em cinco grupos, são eles: mamíferos, aves, peixes, anfíbios e répteis.
Bons estudos!
Resposta:
E
Explicação:
Considerando que as espécies com menor número de diferenças em relação à sequência de aminoácidos do citocromo C são aquelas mais próximas evolutivamente e vice-versa, pode-se concluir que os mamíferos, representados pelo cão, e as aves, representadas pelo pinguim, são mais aparentadas entre si do que com o peixes, representados pelo atum. As diferenças citadas também permitem deduzir que as aves e os mamíferos são mais próximos evolutivamente dos répteis do que dos anfíbios. Assim, a sequência mais coerente para a evolução dos animais vertebrados é aquela apresentada na afirmativa E.