Biologia, perguntado por erikacristiny3955, 10 meses atrás

FMTM MG) Dois homens, P-I e P-II, disputam a paternidade de uma criança C, filha da mulher M. Diante disso, foi pedido o exame de DNA dos envolvidos. O resultado do teste revelou os seguintes padrões: Acerca dos resultados obtidos foram feitas as seguintes afirmações: I. P-II pode ser o pai da criança, pois há maior quantidade de faixas coincidentes com o padrão da criança; II. as faixas de números 3, 9, 10, 14, e 17 correspondem ao DNA que a criança recebeu da mãe; III. não é possível excluir a possibilidade de P-I ser o pai da criança. Está correto o contido apenas em Escolha uma: a. Somente II b. Somente III c. Somente I e II d. Somente II e III e. Somente I

Soluções para a tarefa

Respondido por Kou071
109

Resposta:

Letra C

Explicação:

Enquanto P-I tem 4 faixas iguais a da criança, o P-II tem 6, indicando que a I pode estar certa. A mãe e a criança tem as mesmas faixas citadas na alternativa II.

Anexos:

leiteamanda40: Estou com bastante dúvida nessa questão porque eu não acredito que o motivo de ele ser o pai seja realmente a quantidade de cromossomos coincidentes, já que, se P-I só coincidisse com C em pares que a mãe também coincide e não coincidisse com os pares de C que não coincidem com os da mãe, não necessariamente ele seria o pai.
Respondido por EllenLib
2

Acerca dos resultados dos testes de paternidade de dois homens  P-I e P-II estão corretas as afirmações I e II (Letra C).

Sobre os exames de DNA:

O DNA (ácido desoxirribonucleico), um  ácido nucleico, é um parâmero individual, sendo assim cada ser humano apresentará uma sequência única. Tendo como exceção o caso de gêmeos univitelinos, que apresentam DNAs  bastante similar.

O exame de DNA, também conhecido como DNA figerprint ou impressão digital genética, é realizado através da utilização de sondas que detectam as sequências de DNA, denominadas VNTR (Variable Number of Tandem Repeats).

VNTR são formadas por curtas sequências de nucleotídeos que formam padrões que se repetem, esses padrões que compõem o DNA são únicos e herdados dos progenitores.

Deste modo, observamos que o homem P-II apresenta mais faixas similar ao resultado da criança e que as faixas números 3, 9, 10, 14, e 17 correspondem ao DNA da mãe.

Saiba mais sobre DNA: https://brainly.com.br/tarefa/38362637

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes