FMP 2017
Há 20 anos, em julho de 1996, nascia a ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado por transferência nuclear de células somáticas (TNCS). O núcleo utilizado no processo de clonagem da ovelha Dolly foi oriundo de uma célula diploide de uma ovelha chamada Bellinda, da raça Finn Dorset. Uma outra ovelha, denominada Fluffy, da raça Scottish Blackface, foi doadora do óvulo que, após o processo de enucleação, foi usado para receber este núcleo. Uma terceira ovelha, Lassie, da raça Scottish Blackface foi quem gestou a ovelha Dolly.
O DNA mitocondrial da ovelha Dolly é proveniente da(s) ovelha(s).
a.Fluffy, apenas
b.Lassie, apenas
c.Bellinda, apenas
d.Fluffy e da ovelha Bellinda
e.Bellinda e da ovelha Lassie
(A resposta é A, mas gostaria de explicações como: porque o DNA vindo da célula diploide da Bellinda não interfere nisso)
Soluções para a tarefa
a. Fluffy, apenas.
As mitocôndrias consistem em organelas presentes no citoplasma das células eucarióticas e que apresentam as moléculas de DNA. Dessa forma, as células da avelha Dolly (clone) possuíam DNA mitocondrial que provém do óvulo da ovelha Fluffy.
A ovelha Dolly nasceu no ano de 1996 e foi o primeiro mamífero clonado através de transferência nuclear de células somáticas (TNCS). Para o processo de clonagem, o núcleo foi proveniente da avelha Bellinda.
Bons estudos!
Resposta:
Letra A
Explicação:
Temos que entender o seguinte. Quando se realiza uma clonagem, o núcleo do óvulo é retirado. No caso o núcleo do gameta proveniente da ovelha Fluffy foi retirado. E no seu lugar foi inserido o núcleo da célula diploide de Bellinda. Então já podemos perceber que o DNA nuclear de Dolly veio de Bellinda. E o DNA mitocondrial, presente no citoplasma de Fluffy, foi o passada para Dolly.
Deve entender q existem esses dois tipos de DNA. O nuclear e o mitocondrial.
Espero ter ajudado =)