Fleming (1999 apud REIS, 2007) apresenta uma lista de dez princípios básicos que podem ser vistos em sites com navegabilidade de qualidade:
1. Fácil de aprender
2. Ser consistente
3. Prover feedback
4. Presente de diferentes formas conforme contexto
5. Oferecer alternativas
6. Economizar ações e tempos de utilização
7. Apresentar mensagens virtuais claras e no momento adequado
8. Possuir rótulos compreensíveis
9. Estar em sintonia com o propósito do website
10. Suportar os objetivos e comportamentos do usuário.
Diante disso, escolha quatro dos dez princípios acima e explique, com fundamentação teórica, sobre eles.
Soluções para a tarefa
Fleming cita uma lista de dez princípios básicos observados em websites com sistemas de navegação de qualidade. Destacamos 04 deles:
Fácil de aprender: O sistema de navegação precisa ser fácil de aprender porque se os usuários perderem muito tempo para entender como utilizá lo, eles irão abandonar o site.
Ser consistente: Os usuários, após compreenderem como o sistema de navegação funciona, passam a confiar nele. Um sistema consistente permite que o usuário tenha previsibilidade sobre como será a resposta do sistema antes de executar a ação.
Prover feedback: O usuário espera que o sistema reaja a cada ação que executar sobre a sua interface porque é através dessas reações que o usuário consegue avaliar se o sistema executou a ação com sucesso. Por isso o sistema de navegação precisa sempre dar feedback mostrando-lhe sua posição espacial.
Economizar ações e tempo de utilização: Navegações longas causam frustração no usuário. Por isso, o sistema de navegação precisa sempre manter as rotas curtas e oferecer atalhos, especialmente para usuários experientes.
Bons estudos!