Física, perguntado por abcdeffff12, 7 meses atrás

FÍSICA - energia elétrica
pfv

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por BruninYuuCringe
1

Os encargos

Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) - custeia o combustível usado por usinas termelétricas para gerar energia nos sistemas isolados da Região Norte.

Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) - custeia energia para pessoas de baixa renda (para universalizar o acesso à energia), concede descontos a setores econômicos estratégicos e barateia o uso de fontes alternativas (como a solar).

Taxa de Fiscalização de Serviços de Energia Elétrica (TFSEE) - custeia o funcionamento da ANEEL.

PROINFA - incentiva a geração de energia a partir de fontes alternativas (eólicas e biomassa) e de pequenas centrais hidrelétricas.

Reserva Global de Reversão (RGR) - gera recursos para reversão das instalações utilizadas na geração e transporte de energia em favor das concessionárias, além de financiar a expansão e melhoria do serviço de energia elétrica.

Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH) - compensa financeiramente a União, estados e municípios pelo uso da água e de terras produtivas necessárias à instalação de usinas para geração de energia.

Encargos de Serviços do Sistema (ESS) - aumenta a confiabilidade e a segurança da oferta de energia no país.

Operador Nacional do Sistema (ONS) - financia o funcionamento do Operador Nacional do Sistema Elétrico, que coordena e controla a operação das geradoras e transmissoras de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética (P&D/EE) - estimula pesquisas científicas e tecnológicas relacionadas à energia elétrica e ao uso sustentável dos recursos necessários para gerá-la.

Encargo de Energia de Reserva (EER) - cobre custos decorrentes da contratação de energia de reserva, incluindo os custos administrativos, financeiros e tributários.

Os tributos

São pagamentos obrigatórios ao governo para garantir que o poder público possa desenvolver suas atividades. Na conta de energia estão embutidos tributos federais, estaduais e municipais. As distribuidoras recolhem esses valores e repassam às autoridades competentes.

Os tributos que incidem na conta de luz são:

PIS - Programas de Integração Social (federal)

Cofins - Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (federal)

Custeio do Serviço de Iluminação Pública - CIP (municipal)

ICMS - Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (estadual)

Quais os eletrodométicos consomem mais energia?

-

Ar condicionado

Geladeira

Aparelos em modo espera

Forno de micro-ondas

Máquina de lavar

Videogames

Chuveiro elétrico

Cooktop elétrico

Televisão

Decodificador de TV a Cabo

Carregador de Celular

Ventilador


abcdeffff12: Obrigado!!
Perguntas interessantes