Finkelstein (2004, p. 439) analisou as características de executivos malsucedidos e procurou descrever os sete hábitos que eles tinham. Dessa forma, definiu o hábito número 1 como sendo "Eles consideram a si mesmos e as suas empresas detentores de domínio sobre seu ambiente".
Associando a citação do autor com as etapas do planejamento estratégico, responda: um gestor que tenha esse hábito pode produzir qual tipo de consequência para o planejamento estratégico da sua organização?
a)
Como o planejamento estratégico exige competência e liderança para a sua elaboração, esse hábito tornaria mais seguro o processo de elaboração do planejamento estratégico.
b)
Conhecer as suas características organizacionais internas é um ponto importante no diagnóstico estratégico, dessa forma, o gestor se encontra em vantagem ao ter esse hábito.
c)
Conhecer o ambiente interno e o externo é essencial para preparar a organização para as mudanças futuras do seu segmento, e, com esse hábito, essa ação seria ignorada, trazendo prejuízos de adaptação para a organização.
d)
Para o planejamento estratégico em si, tal hábito não produziria prejuízos, pois como a organização domina o segmento, acaba regulando suas atividades no mercado, bem como as de seus concorrentes.
e)
Os executivos que dominam as técnicas de planejamento estratégico são capazes de produzir visões imutáveis, por isso duradouras e que levam ao sucesso das organizações que conduzem.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
C.
Conhecer o ambiente interno e o externo é essencial para preparar a organização para as mudanças futuras do seu segmento, e, com esse hábito, essa ação seria ignorada, trazendo prejuízos de adaptação para a organização.
O planejamento estratégico é o esforço de análise, reflexão e previsão de objetivos a serem alcançados pela organização a longo prazo. Para isso, apresenta algumas fases distintas, sendo uma delas o diagnóstico estratégico em que são analisados os pontos fortes e as fragilidades que a organização tem, bem como os fatores que a ameaçam e se mostram como boas oportunidades no segmento de atuação. Os gestores que se encarregam da condução do processo de planejamento estratégico devem ser visionários, capazes de construir cenários futuros, considerando as mutações pelas quais a sociedade e o mercado vêm passando. Logo, mesmo as organizações que hoje são líderes de mercado estão sujeitas a oscilações e a mudanças, por isso devem estar sempre acompanhando e monitorando suas estratégias.
A alternativa correta é a letra "c", pois uma mudança tão significativa necessita de conhecimento, e quando não existe preparo para uma mudança brusca assim, no mínimo, não haverá retorno positivo do investimento, e na pior perspectiva, pode resultar em falência.
Planejamento estratégico da organização
O planejamento estratégico proporciona a definição do melhor caminho a ser seguido por uma organização, assim, esse planejamento possibilita que sejam definidos objetivos a serem alcançados dentro de um contexto previamente analisado, bem com as estratégias e a viabilidade de se iniciar ou alterar um determinado projeto.
Partindo deste pressuposto, quando não há um planejamento estratégico e são tomadas decisões por impulso ou presunção, o empresário ou SEO, pode colocar a organização em risco, pois em um novo mercado em que não se tem experiência, o produto pode não se destacar dos demais e o investimento pode falhar.
Aprenda mais sobre planejamento estratégico aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/51410960
#SPJ1