Filosofia, perguntado por John2010, 1 ano atrás

Filosofia
Podemos ser livres?
Capitulo 15
Uma Analise sobre conteúdo

Soluções para a tarefa

Respondido por LarynhaVillar
46
Bom, aparentemente pode até parecer que não temos liberdade alguma, já que temos deveres em praticamente tudo o que fazemos, no trabalho, na escola, em casa, enfim na sociedade como um todo, já que, até sobre o outro temos responsabilidades. Além disso, existem a regras, leis que de certa forma “impedem” de usufruir dessa liberdade. Mas será que as leis impedem nossa liberdade? Podemos atribuir aqui um sentido ambíguo às leis: ao mesmo tempo em que ela nos coloca limites, ela existe justamente como uma maneira de garantir a nossa liberdade, sem elas seria impossível viver em sociedade.

Se não somos livres, estamos à mercê de fatalidades, determinações, escravos do destino, nada que façamos poderá mudar nosso fim. Corrobora-se aqui o destino, quando não exerço minha liberdade, não tomo iniciativa na minha vida, assumo um conformismo que, julgo ser meu destino ser isso ou aquilo, tirando de mim a responsabilidade dos possíveis fracassos ou sucessos que alcancei, não foi por meu mérito, mas por que o destino quis assim.
Respondido por Matheusieti
3

Para Aristóteles o indivíduo livre é livre aquele que tem o princípio da ação.

Aristóteles reflete sobre o indivíduo que a partir da noção que o animal político é o cidadão, este que é o homem livre que goza de direitos naturais por sua competência em comandar.

Deste modo, essa noção faz referência aos indivíduos dotados apenas de força física e pouco intelecto, que estão aptos para obedecer, sendo uma analogia refletia na soberania da cidade e dos dominados, onde a cidade visa o bem comum a todos, e todo ser humano por ser um animal político é dono de si, onde a racionalidade deve ser o elemento chave para o indivíduo.

Mais sobre filosofia:

https://brainly.com.br/tarefa/16578540

Anexos:
Perguntas interessantes